Cerca de 150 jovens de Lucas do Rio Verde realizam Juramento à Bandeira

Todos aqueles que completam 18 anos devem comparecer à Junta Militar para se alistar

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

img 3454
(Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz)

 

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, nesta sexta-feira (13), mais uma Cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação Militar (CDI) de 2019. Participaram do ato jovens do Alistamento da Classe 2001 e anteriores, que realizaram seus alistamentos no período de 1º de julho a 31 de agosto deste ano.

Cerca de 150 jovens fizeram o alistamento pela 135º Junta do Serviço Militar e Departamento de Identificação. A solenidade, realizada no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, foi conduzida pelo Tenente Corrêa, do Corpo de Bombeiros, e contou com a participação do Soldado Faria e do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas.

“É uma cerimônia muito importante, um ato de civismo e um ato militar, e nós, como Corpo de Bombeiros Militar, somos forças auxiliares do Exército Brasileiro e das forças militares como um todo. O Juramento à Bandeira é muito importante, pois é a passagem para vida adulta para estes jovens”, explanou Tenente Corrêa.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a Secretaria de Segurança e Trânsito, todos os homens que completam 18 anos devem comparecer à Junta Militar para se alistar. Os jovens devem apresentar o documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e uma foto 3×4.

“Nesta data, estes jovens conquistam sua cidadania plena, estão quites com as obrigações da forças militares, mas poderão ser chamados a qualquer momento para atuar ombro a ombro com os irmãos da ativa para defender a nossa nação”, destaca Rojas.

O alistamento é obrigatório e aqueles que não o fizerem dentro do prazo estabelecido pagam multa e ficam impedidos de assumir concurso público, se matricular em qualquer instituição de ensino superior, retirar passaporte, entre outros impedimentos.

Para o jovem Daniel Kozlowski, “este é um compromisso, um documento importante que nos deixa apto para diversas coisas na vida, além de estar pronto para servir conforme a necessidade do país”.

A Junta do Serviço Militar e Departamento de Identificação ficam na Galeria Central de Serviços, localizada na Avenida Paraná próximo à Avenida Goiás, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 7h às 11h e das 13h às 16h.

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência será promovida em Lucas do Rio Verde