Fogo se alastra, mata 50 animais e município decreta situação de emergência em MT

Fonte: G1 MT

1 166

Um incêndio que começou há mais de cinco dias atingiu a zona rural de Canabrava do Norte, a 1.132 km de Cuiabá, e matou cerca de 50 animais, entre vacas, bois e bezerros. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Antônio da Fonseca Cabral, o fogo está sem controle. Por isso, a prefeitura decretou situação de emergência.

O secretário explicou ainda que a chamas atingiram um assentamento onde vivem mais de 200 famílias. Na localidade, que fica a 70 km do perímetro urbano, 80% das propriedades foram atingidas pelo incêndio.

“O fogo está incontrolável. Os bombeiros de Confresa estiveram aqui, mas não conseguiram extinguir. Os moradores ajudaram, mas a situação está muito difícil”, comentou ele.

Um vídeo feito por um morador do assentamento mostra os animais atingidos pelas chamas.

Cabral contou que, na semana passada, outro incêndio foi ocasionado pela queda do escapamento de um veículo, o atrito como asfalto gerou uma faísca que atingiu o mato à beira da estrada e se alastrou.

[Continua depois da Publicidade]

O município tem cinco assentamentos provenientes dos programas de reforma agrária. Dois deles foram atingidos por grandes incêndios. Entretanto, segundo o secretário, todos tiveram algum prejuízo ocasionado pelo fogo.

A última chuva registrada em Canabrava do Norte foi no início de maio. As 1.300 famílias assentadas estão se juntando para evitar que novas propriedades sejam atingidas.

Ainda segundo Cabral, o município não tem brigada de incêndio e nem sede do Corpo de Bombeiros.

“Depois do que aconteceu, já vamos começar um curso para que a gente tenha aqui no município, pessoas que consigam agir neste tipo de situação”, afirmou.

Na segunda-feira (9), o prefeito João Cleiton Medeiros assinou um decreto declarando situação de emergência no município. O documento permite contratos sem licitação para serviços que resolvam este tipo de situação.

O decreto tem validade de 180 dias também visa a obtenção de recursos junto ao governo para que os assentamentos possam ser recuperados.