Morador denuncia morte de peixes em afluente do Rio Teles Pires em Sinop (MT)

Sema informou que está apurando as causas da morte de peixes. Episódio semelhante foi registrado em fevereiro deste ano.

Fonte: G1 MT

b0140cd78eba4d622a57a1662191507b
Centenas de peixes foram encontrados mortos no rio Teles Pires, no município de Itaúba (600 km ao norte de Cuiabá), depois do enchimento da Usina Hidrelétrica de Sinop, no dia 04 de Fevereiro de 2019

Moradores denunciaram, nesta quarta-feira (11), a morte de peixes no Rio Renata, em Sinop, a 503 km de Cuiabá. O rio é um afluente do Teles Pires.

O local onde o peixes foram encontrados, segundo os denunciantes, fica cerca de 12 km abaixo da barragem da Usina Hidrelétrica de Sinop.

Foram encontradas cachorras, matrinxãs, bicudos e mandis, boiando, em um trecho de aproximadamente 100 metros.

Um episódio parecido foi registrado em fevereiro deste ano. Na ocasião, 13 toneladas de peixes morreram em decorrência da poluição próximo à usina.

[Continua depois da Publicidade]

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informou que está apurando as causas da morte de peixes. Investigações preliminares apontam uma diminuição de oxigênio na água. Diante do quadro, a Sema notificou a Companhia Energética de Sinop, responsável pela usina hidrelétrica, a tomar medidas cabíveis.

A Secretaria reforça que uma equipe multidisciplinar acompanha o caso e que todas as decisões são tomadas com base em critérios técnicos e científicos.