Fogo atinge cachoeira Serra Azul e mantém unidade de conservação fechada por tempo indeterminado

Fonte: CenárioMT - Gabriela Sant’Ana

unnamed 28

O incêndio florestal que teve início no dia 1º de setembro em Rosário Oeste, na região de Nobres (175 km de Cuiabá), já queimou 100 hectares no Parque Sesc Serra Azul e 6 mil hectares em áreas de pastagens vizinhas, conforme estimativa do Corpo de Bombeiros Militar. Os trabalhos de combate ao fogo continuam e a previsão é que seja controlado em dois dias. O parque segue fechado para visitação por tempo indeterminado.

Nesta madrugada o incêndio atingiu a Cachoeira Serra Azul, principal atrativo do parque que atrai turistas ao restaurante Buritizal e para atividades como flutuação, tirolesa, arvorismo e cicloturismo. Somente em 2018 o local recebeu mais de 18 mil visitantes.

99Na manhã desta sexta-feira (06), a fumaça inviabilizou a utilização das aeronaves de combate devido à baixa visibilidade. A força-tarefa está concentrada em solo, com a utilização da técnica de contra fogo em 16 km, que complementam a função do aceiro de não deixar o fogo progredir.

“Além das perdas ambientais numa área conservada há quatro anos, os prejuízos também são econômicos, tanto pela mobilização logística quanto pelo feriado de 7 de setembro. Neste fim de semana o parque receberia centenas de turistas”, lamenta a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano.

[Continua depois da Publicidade]

O empresário Toninho Campos, que tem agência e pousadas na Vila de Bom Jardim, disse que já registra desistência de 70% dos agendamentos para day use com passeios e 30% de hospedagem. “O incêndio prejudica todo o trading turístico. Além do intenso calor, também fica difícil até respirar com tanta fumaça. Está sendo uma semana bem ruim”, avalia.3unnamed 29

Os brigadistas da unidade e da RPPN Sesc Pantanal (Poconé e Barão de Melgaço), o Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Prefeitura de Nobres estão mobilizados para combater o incêndio florestal.

 

Sinop está entre as 10 do país com menor índice de umidade do ar

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.