Campanha de prevenção do suicídio tem expectativa de alcance recorde

Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio e conta com ações do CVV

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

setembro amarelo

A cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta.

Durante todo o mês de setembro diversas ações serão vistas em todo o Brasil, em um movimento chamado de Setembro Amarelo, para chamar a atenção da população para esse problema. “O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todas as pessoas”, comenta a voluntária e porta-voz do CVV, Leila Herédia. Segundo Leila, permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se busque na morte a solução para suas dores.

“A morte em si já é um tabu. Morte por suicídio é ainda mais complicado, pois toca em questões de escolhas, crenças e barreiras sociais”, explica a voluntária ao comentar os motivos da falta de divulgação e debate sobre o assunto. Em junho deste ano o CVV lançou séries de vídeos para se prevenir o suicídio entre jovens e adolescentes, faixa etária em que mais cresceram os índices de suicídio no país. “É uma iniciativa para permitir que toda a população se engage na causa e possa se capacitar para identificar sinais, pedir e oferecer ajuda”, afirma Leila.

Neste ano, diversos fatores levam a crer que o movimento Setembro Amarelo terá alcance recorde. A começar pelo fato de que o CVV chegou a 110 postos de atendimento em todo o país com mais de 3.000 voluntários em atuação. Segundo Leila “os voluntários são a maior força do CVV. Eles possuem enorme capacidade de mobilização e de levar adiante a causa da prevenção do suicídio.”

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, o CVV comenta que mais empresas, escolas e organizações já pediram materiais e informações para criarem suas próprias ações no Setembro Amarelo. “O movimento não é do CVV, mas o CVV é um dos seus mobilizadores desde o início. Quanto mais pessoas participarem das iniciativas, melhor para todos”, complementa Leila. Exemplos de ações são a iluminação em amarelo de prédios e monumentos, caminhadas e passeios ciclísticos, palestras e rodas de debate, ações dentro de empresas e distribuição de balões amarelos.

Como abertura do Setembro Amarelo, no dia 30 de agosto o CVV irá promover o IX Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, dessa vez no município paulista de Ribeirão Preto. O evento gratuito e aberto ao público terá como tema ações organizadas e segmentadas que previnem o suicídio, com representantes de Grupos de Apoio a Sobreviventes do Suicídio, Residências Terapêuticas para doentes mentais e do Movimento Internacional de Ouvidores de Vozes.

Algumas ações serão compartilhadas nas mídias sociais do movimento (Facebook e Instagram) identificados como @setembroamarelo. Fotos e vídeos de iniciativas por todo o país podem ser enviadas para esses canais para estimularem mais pessoas a aderirem na causa.

Em Cuiabá, o CVV participará de várias ações na cidade promovidas por instituições. Além de palestras em empresas e eventos.

Programação aberta no Setembro Amarelo

  • 02 – Audiência Prevenção ao Suicídio – Câmera Municipal
  • 05 – Palestra sobre a compreensão do Suicídio – NESM/UFMT
  • 07 – Desfile do 07 de setembro
  • 10 – Semana de combate ao Suicídio – Alta Floresta
  • 17 – Seminário de prevenção e pósvenção do suicídio

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 3.000 voluntários em mais de 110 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação),  ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (https://www.cvv.org.br/cvv-comunidade/).

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em 9 de cada 10 casos. O movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão – www.setembroamarelo.org.br

* Dados do Ministério da Saúde

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.