Ato cívico no Paço Municipal abre comemorações da Semana da Pátria

Mais de 50 instituições participarão do desfile de 7 de setembro, a partir das 7 horas, na rotatória da Prefeitura

0

As comemorações da Semana da Pátria em Lucas do Rio Verde tiveram início na manhã desta segunda-feira (02) com a realização de um ato cívico no Paço Municipal. A cerimônia reuniu autoridades locais, representantes das forças de segurança pública, gestores escolares das redes de ensino municipal, estadual e privada, servidores públicos e um grupo de alunos da Escola Caminho para o Futuro e do Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel.

O ato cívico alusivo ao 197º aniversário da proclamação da Independência do Brasil, comemorado no próximo sábado, teve a participação da Banda Musical de Lucas do Rio Verde (Bamulv), que, sob o comando do maestro João Pereira, tocou inicialmente uma seleção de músicas de seu repertório popular e, logo após, durante o hasteamento das bandeiras, executou o Hino Nacional e o Hino de Lucas do Rio Verde.

“Esta é uma semana muito especial para o Brasil inteiro. E o despertar para o patriotismo, para que o sentimento de amor à pátria seja cada vez mais forte, deve começar com as crianças das nossas escolas. O engrandecimento de uma nação passa necessariamente por sua soberania e a proclamação da Independência precisa ser sempre mantida viva e comemorada como um dos principais marcos da nossa história”, destacou o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Zeca Picolo.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, como o civismo e o amor ao país fazem parte da grade curricular, semanalmente as escolas da rede municipal já têm atividades relacionadas a esses temas. “Esta é uma semana em que tais práticas são intensificadas e por meio de atitudes e valores que mostram a importância da paz, da fraternidade e da solidariedade entre os irmãos brasileiros, demonstramos nosso amor pelo Brasil. Só assim construiremos o sonho de uma sociedade pacífica, onde não haja injustiças e todos tenham oportunidades e uma vida digna. E a educação tem um papel fundamental na disseminação desses valores”, observa.

A programação da Semana da Pátria será encerrada com o tradicional Desfile Cívico, no dia 7 de setembro, a partir das 7 horas, na rotatória da Prefeitura. Mais de 50 instituições – escolas, forças de segurança pública, clubes de serviço, associações e entidades culturais – deverão participar do evento.