Grupo mato-grossense promoverá reflexão sobre o amor em tempos de intolerância, em apresentação no Festin 2019

Grupo Tibanaré, de Cuiabá, apresentará a peça “Fiu Fiu: um encontro entre pássaros” no Festival de Teatro Infantil de Cascavel

Fonte: ASSESSORIA

Festin Grupo Tibanaré Foto de Fred Gustavo 1

 

Uma história que reanima a arte da conquista e que reacende os corações que já estavam desacreditados pela intolerância. Um espetáculo que traz ao público formas poéticas dos cortejos à moda antiga, numa linguagem que produz risos sinceros e suspiros sensíveis. É assim a peça teatral “Fiu Fiu: um encontro entre pássaros”, do Grupo Tibanaré, de Cuiabá, Mato Grosso, que está entre as apresentações programadas para o Festin 2019, Festival de Teatro Infantil de Cascavel, marcado para acontecer entre 10 e 15 de setembro.

Com uma linguagem cômica e lúdica, o grupo promete encantar o público cascavelense com a história de dois passarinhos de espécies diferentes, que depois de voarem sozinhos, são surpreendidos pelo destino brincalhão com um encontro que gerou “gorjeio à primeira vista”. “Fiu Fiu traz uma mensagem bastante necessária nos dias atuais. Lança um olhar delicado para o amor, numa dinâmica de encontros e desencontros de dois pássaros, que se comunicam através do corpo, utilizando partituras físicas corporais e da linguagem da não palavra (gromelô). Dessa forma, estimula a reflexão sobre o tema amorosidade num tempo marcado pelo automatismo nas relações pessoais, intolerância, dependência tecnológica e um estilo de vida acelerado.

Festin Grupo Tibanaré Foto de Fred Gustavo 2

[Continua depois da Publicidade]

A proposta do espetáculo é trazer um tempo diferente, não como um mero entretenimento, mas para proporcionar ao público reflexões sobre o lugar comum a que está acostumado e o fazer prestar atenção ao instinto humano mais essencial e singelo”, explica o ator e diretor Jefferson Jarcem.

A obra, que fala muito sobre o respeito pelas diferenças, as várias formas de expressar o amor pelo próximo, gratidão, celebração pela vida e liberdade, já foi apresentada em vários cantos do Brasil e também fora do país. E em setembro será apresentada gratuitamente em Cascavel, nos dias 14 e 15, às 19h30 no Centro Cultural Gilberto Mayer.

“A cada momento que estudamos o espetáculo para infância, mais conseguimos enxergar com certa clareza o mundo que vivemos e que precisa de cuidados. Acreditamos que as apresentações servem para abrir e provocar pensamentos e sentimentos das crianças que ainda estão neste campo de descoberta e também de clareza. Acompanhamos o processo do festival e ficamos encantados e felizes de ver a postura de conduzir até a etapa final de seleção. Toda a equipe está ansiosa para o encontro e temos certeza que vamos esquentar os corações neste espaço de partilha”, conta Jefferson.

Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro.

A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.