Avião com 3 mil litros d’água é usado para combater fogo perto do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Fonte: G1 MT

1 426
Foto: Corpo de Bombeiros-MT/ Divulgação

Um incêndio próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nesta sexta-feira (23). O fogo na área de preservação ambiental começou nessa quinta-feira (22).

Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu uma área de morros, o que dificulta o acesso dos brigadistas via terrestre. Desse modo, foi usado um avião contendo 3 mil litros de água, para ajudar as equipes que, na floresta, fizeram aceiros para evitar a propagação das chamas.

Apesar das chamas estarem controladas, as equipes permanecem no local fazendo a vigilância e para garantir que o fogo não retorne.

Inicialmente, a equipe do ICMBIo realizou o combate inicial, controlando parcialmente e, na manhã desta sexta-feira, segundo o Corpo de Bombeiros, os brigadistas do ICMBIo informaram que o fogo que havia sido controlado tinha voltado a se propagar. Com isso, foram mobilizadas tropas terrestres do ICMBio e Corpo de Bombeiros, incluindo o Grupo de Aviação Bombeiro Militar.

[Continua depois da Publicidade]

O ICMBio, na parte superior da serra, conteve o incêndio, e as equipes do Corpo de Bombeiros e do ICMBio concentraram os trabalhos na parte inferior da serra, com o intuito de evitar propagação às residências das chácaras e sítios do local.