Se você tem crianças ou adolescentes em casa com certeza se preocupa com os períodos das férias escolares. Mantê-los entretidos e ao mesmo tempo permitir que eles relaxem não é uma missão muito simples. De fato programar as férias das crianças e dos adolescentes nem sempre é uma tarefa fácil.

Uma alternativa que muitos pais cogitam são as colônias de férias. Super populares nos Estados Unidos, como podemos ver em filmes e seriados, as colônias estão começando a se popularizar por aqui.

Mas será que essa é uma boa opção para oferecer aos seus filhos nas férias escolares? Confira nossas dicas e as vantagens de programas as férias das crianças de uma forma diferenciada!

Com quantos anos a criança pode ser inscrita?

A idade ideal para que as crianças participem de uma colônia de férias depende mais do local escolhido para as atividades do que propriamente de uma recomendação geral.

É válido observar, portanto, que a idade mínima para quem quer deixar as crianças em uma colônia varia de acordo com as brincadeiras, o espaço e a equipe disponível.

Quais as atividades realizadas em uma colônia de férias?

As atividades desenvolvidas em uma colônia de férias podem variar muito de acordo com o estilo escolhido. Outro fator que determina essa variedade de atividades é o local em que a colônia está.

Parques, clubes, hotéis, condomínios, escolas todos são espaços diferentes e, com certeza, não vão oferecer as mesmas atividades.

No entanto, existem sim algumas atividades mais tradicionais como as  brincadeiras em grupo e as dinâmicas. No geral, as atividades são feitas ao ar livre, com estratégias para promover uma socialização e interação entre as crianças e a natureza.

Como os pais devem escolher a colônia

Na hora de escolher a melhor colônias para as crianças, é importante que os pais ou responsáveis pesquisem bem e verifiquem, principalmente, todas as informações possíveis sobre o espaço. 

Pesquise na internet

Hoje em dia é muito raro as pessoas não planejarem as férias com o auxílio da internet. E o mesmo deve acontecer na busca pela melhor colônia de férias para seus filhos.

Neste caso, informe-se sobre a reputação da empresa em órgãos de defesa do consumidor e também nos chats e perfis online das companhias.

Procure por fotos e não tenha vergonha de perguntar aos funcionários sobre a recepção das crianças ou sobre qualquer outra dúvida que possa surgir.

Analise as opções de acordo com o perfil de suas crianças

É essencial que os pais busquem algo que tenha a ver com o perfil de suas crianças. Se o seu filho não gosta de acampar no mato, é melhor não o colocar em um colônia de acampamento neste estilo, pois a experiência, certamente, vai ser traumática.

As colônias em clubes e hotéis, sejam elas em ambiente urbano ou mesmo no interior, podem oferecer atividades bem divertidas. Geralmente elas contam com piscinas e parques, por exemplo, nos quais as crianças podem se divertir e ainda ter um tempo ao ar livre.

Desconecte-os da internet e dos videogames

As férias precisam ser divertidas e gostosas para eles e por isso escolher atividades das quais eles gostem seja tão importante. No entanto, uma dica geral é que eles fiquem mais distantes do universo virtual, dos games e dos smartphones.

Dessa forma, eles podem descobrir e desenvolver as habilidades pessoais e sociais. Aliás, é este um dos propósitos das colônias de férias: que as crianças façam amizades, que socializem e curtam o momento de descanso.

Pesquise referências

Outra forma de acertar na escolha da melhor colônia de férias para seus filhos é pesquisar por referências de outras pessoas que já participaram ou levaram seus filhos para o espaço escolhido.

Confira a segurança do local

Após definir algumas alternativas, entre em contato com cada colônia e pergunte sobre as questões de segurança. Verifique quais procedimentos são feitos em caso de emergência e se há uma boa assistência no local.

Dessa forma, você sentirá mais segurança para deixar seus filhos e relaxar também durante esse período.

Se puder, visite o espaço

A visita ao local é muito importante e pode ser determinante na hora de escolher a colônia de férias ideal. Você poderá conferir de perto as acomodações, espaços de atividades e questões de segurança.

Se preferir, pode até mesmo levar as crianças para aumentar a expectativa e deixá-las ainda mais animadas para aproveitar suas férias fantásticas!

Com essas dicas será fácil programar as férias das crianças e aproveitar todos os benefícios sociais e educativos que esse estilo de programação pode oferecer!