Luverdenses esperam ansiosamente pela “chuva do caju”

0

É perfeitamente normal perceber olhares insistentes para o céu por parte dos moradores de Lucas do Rio Verde. Desde o início da semana há notícias de chuvas provenientes de várias partes do estado.

Desta forma, criou-se uma expectativa de que a tão sonhada “chuva do caju” passe por Lucas do Rio Verde e apague a insistente poeira que atormenta os luverdenses nos meses de agosto e setembro. Além da poeira, as constantes queimadas urbanas também é outro problema que compromete a qualidade do ar, a saúde da população e prejudica o atendimento do Corpo de Bombeiros.


Continua depois da publicidade

Alguns luverdenses até citam que “sentem o cheiro” de chuva. Apesar da grande expectativa, a má notícia é que a previsão do tempo mostra que não há sinal de água nesta semana, mas a boa notícia é que às vezes até as previsões podem falhar.

“Chuva do Caju”

-Continua depois da publicidade ©-

A famosa “chuva do caju” é a primeira chuva depois da seca. Geralmente tem início em meados de setembro e se entende até abril do próximo ano. Esta chuva compõe o clima do Centro-Oeste e, é importantíssima para o desenvolvimento da fruta. Sem ela, o cajueiro não consegue segurar seus frutos, comprometendo a produção.

As pessoas mais idosas diziam que antigamente; quando chegava o mês de agosto, aquele calor da época, os comentários começavam a surgir; no dia 19 de agosto vai cair “aquela chuva” a “chuva do caju”, e no dia 19 chovia e, chovia o suficiente para brotar nos cajueiros as primeiras flores e em poucos dias os frutos.

 

PREVISÃO DO TEMPO

Previsão de terça, 20/08, para Lucas do Rio Verde – MT 

Sol com algumas nuvens. Não chove.

 20° MÍNIMA

 37° MÁXIMA

 

Previsão de quarta, 21/08, para Lucas do Rio Verde – MT 

Sol com algumas nuvens. Não chove.

 18° MÍNIMA

 37° MÁXIMA

Previsão de quinta, 22/08, para Lucas do Rio Verde – MT 

Sol com algumas nuvens. Não chove.

 18° MÍNIMA

 37° MÁXIMA

 

Previsão de sexta, 23/08, para Lucas do Rio Verde – MT 

Sol com algumas nuvens. Não chove.

 19° MÍNIMA

 38° MÁXIMA

Com informações Climatempo e





-Patrocinador-