Bombeiro dá água em copo para filhote de tatu em área devastada por incêndio em MT

Fonte: G1 MT

1 320
Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/Divulgação

Em meio a uma cena de incêndio, um filhote de tatu chamou a atenção dos bombeiros de Mato Grosso ao aceitar beber água direto de um copo plástico. Os bombeiros periciavam uma fazenda atingida por um incêndio, entre os municípios de Nova Mutum e São José do Rio Claro, a 269 e 325 km de Cuiabá, quando viram filhotes de tatu vindo na direção deles.

A situação ocorreu na sexta-feira (16).

G1 conversou com um dos bombeiros que estava no local. O capitão Eraldo Moura explicou que os militares faziam a perícia no local quando perceberam a aproximação de dois filhotes de tatu.

Os animais eram um dos poucos sinais de vida em uma área de 766 hectares que foi devastada por um incêndio no dia 18 de julho.

[Continua depois da Publicidade]

Um dos filhotes aceitou beber água. O outro não ‘aceitou’ o convite.

“Primeiro oferecemos água de uma mochila de hidratação e ele não tomou. Demos um banho nele e depois usamos um copo. Ele aceitou e começou a tomar água”, relatou o capitão.

Em um primeiro momento, o tatu, ainda com as quatro patas no chão, tentou beber água. O bombeiro que aparece na foto, sargento Pedro Ribas Alves, ajudou o animal e o segurou para que o filhote pudesse ficar em pé e tomasse água.

“Essa área foi devastada. Um fio de cabo de alta-tensão caiu no pasto e pegou fogo em toda a área. Agora, o gado está sem pasto e é alimentado por ração”, explicou o capitão.

A cena, para o bombeiro, demonstrou um sinal de sensibilidade por parte dos militares. Eles já tinham assistido vídeos de tatus bebendo água oferecida pelos humanos.

“Não fizemos isso para aparecer, foi uma questão de humanidade”, resumiu o militar.

Os bombeiros se ‘despediram’ e, quando iam embora, viram que outros filhotes de tatu também estavam perto do local onde os primeiros apareceram.

“A forma do tatu se esconder é se enfiar na terra. Dependendo do incêndio, ele acaba morrendo. Encontramos pássaros queimados e outros animais que não conseguiram fugir”, lembrou o capitão.

A equipe fará um laudo que ajudará a identificar as causas do incêndio onde os tatus foram vistos.