Sem chuva há 3 meses, tempo seco e baixa umidade do ar devem predominar nos próximos dias em Cuiabá

Fonte: G1 MT

1 223

Há 94 dias não chove em Cuiabá e não há previsão de chuva, conforme o 9º Distrito de Meteorologia.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último registro de chuva na capital foi no dia 9 de maio. De acordo com especialistas, a falta de chuva, o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar devem predominar durante a semana.

De acordo com Dalvete da Cruz Coelho, do 9º Distrito de Meteorologia, o clima deve continuar seco e não há previsão de chuva para os próximos dias. A umidade do ar deve ficar abaixo dos 30%.

Conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Cuiabá deve ter uma variação de temperatura com amplitude térmica de 13°C a 21°C nesta semana. O sol deve predominar no céu da capital nos próximos dias.

[Continua depois da Publicidade]

A previsão de temperatura é de mínima de 20°C e máxima de 37°C para esta terça-feira (13). Na quarta-feira (14), mínima de 17°C e máxima de 31°C. Na quinta-feira (15), a mínima deve ficar em 15°C e a máxima em 36°C. A sexta-feira (16) deve ter mínima de 23°C e máxima de 36°C.

No fim de semana o tempo vai continuar seco e sem previsão de chuva. No sábado (17) os termômetros podem marcar mínima de 25°C e no domingo (18), a mínima deve ser de 20°C. Nos dois dias a temperatura máxima deve ser de 38°C.

A previsão do Inmet é que umidade relativa do ar varie entre 15% e 40%, durante a semana, nível abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS entende como “ideal” uma medição de 60% para umidade do ar.

Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, a previsão para terça-feira é de 21°C como temperatura mínima e 37°C máxima. Na quarta-feira, a mínima deve ser de 17°C e máxima de 30°C. Na quinta-feira, os termômetros devem marcar 16°C, com máxima de 35°C. Na sexta-feira a mínima deve ficar em 22°C e a máxima em 36°C.

No fim de semana, sábado e domingo, a previsão de temperatura deve variar entre a mínima de 21°C e 22°C, com a máxima de 37°C.

Especialistas orientam que as pessoas consumam bastante líquido durante esse período de tempo seco e calor predominante. A orientação é para que a população minimize os esforços físicos, principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 14h.