Família de capivaras é flagrada atravessando faixa de pedestres em Cuiabá

Fonte: G1 MT

1 234
Foto: Reprodução

Uma família de capivaras foi flagrada atravessando a Avenida André Maggi, em Cuiabá, em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na faixa de pedestres. O fato foi registrado na semana passada.

A médica veterinária especializada em animais silvestres Danny Moraes flagrou o momento em que os veículos pararam, em horário de pico, para que as capivaras pudessem atravessar a avenida, uma das mais movimentadas de Cuiabá.

Na publicação que fez no Instagram, a veterinária compara a cena à capa do álbum “Abbey Road”, dos Beatles, que completou 50 anos na última semana. Em tom de brincadeira, a veterinária chama as capivaras de “Beatles cuiabanos”, por serem animais típicos do Pantanal mato-grossense.

O fato chamou a atenção de todos que passavam pelo local, que fica próximo ao Parque das Águas, local onde, no ano passado, um jacaré foi visto atravessando a rua, também na faixa de pedestres.

[Continua depois da Publicidade]

O jacaré acabou sendo “adotado” pelos cuiabanos, que o batizaram de Celso.

Capivaras: como são e onde vivem

A capivara é o maior roedor vegetariano do mundo, um animal adulto pode pesar 70 kg. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não possui cauda. O macho pode ser identificado por uma glândula sebácea, localizada no focinho.

A capivara se alimenta de capins e ervas comuns em várzeas e alagados. A espécie possui hábitos semiaquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Por isso, a capivara pode permanecer submersa por alguns minutos.

A capivara pasta à procura de alimento. Ela é tolerante à vida em ambientes alterados pelo homem. Com hábitos diurnos e noturnos, a capivara vive em grupos, normalmente com cerca de 20 indivíduos.

Em algumas regiões e até nas cidades, pela falta de predadores, muitos grupos se tornam maiores e as populações ficam fora de controle. Por outro lado, entre as décadas de 60 e 70, as capivaras foram muito caçadas, especialmente na região do Pantanal, quando a pele e o óleo delas eram comercializados para uso medicinal.