Bombeiros contêm parte de incêndio e continuam combate na Serra Ricardo Franco

Fonte: OLHAR DIRETO

1 192

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso conseguiram controlar parte do incêndio florestal que atingiu o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, na região de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 km de Cuiabá). Segundo os militares, neste sábado foi controlado o incêndio na frente norte e cerca de 90% do parque foi preservado.

Os bombeiros militares atuam, desde a última quarta-feira (6), no combate a um incêndio na Serra Ricardo Franco. Só na sexta-feira (9), mais de 30m mil litros de fluidos foram lançados na linha de chamas, e os trabalhos foram intensificados neste sábado (10).

Segundo os militares, as equipes empregadas na ocorrência obtiveram êxito nas ações de controle da frente que avançava para a direção norte do Parque. Apesar de muita fumaça na região, a tripulação do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Comandante do Incidente realizaram um voo de monitoramento ratificando o controle da frente norte, sendo assim, cerca de 90% do parque foi preservado.

No entanto, a frente sul do incêndio ainda está ativa, porém nos paredões da Serra, no limite Sul do parque, onde há pouca possibilidade de propagação e atuação das equipes. Os militares afirmaram que as equipes terrestres foram empenhadas em rondas preventivas em todo perímetro da parte sul da serra, com intuito de apoiar as propriedades adjacentes na manutenção dos aceiros para conter as linhas de fogo morro abaixo.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar do controle da principal frente do incêndio, as condições atmosféricas na região são favoráveis a novos incêndios e por isso os órgãos envolvidos deverão manter o monitoramento e vigilância do parque. Os recursos empregados nessa operação foram duas aeronaves de combate, um helicóptero, três auto rápidos florestais, um auto tanque para abastecimento de combustível das aeronaves, equipamentos de combate e estrutura logística para abastecimento das aeronaves com agente extintor, além de 20 militares e 10 civis funcionários das fazendas adjacentes.