Kits de robótica e de laboratório de ciências vão equipar escolas municipais

195 tablets também foram entregues para uso dos professores em sala de aula

Fonte: Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros

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Foto: Ascom Prefeitura/Daniel Tetilla
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Foto: Ascom Prefeitura/Daniel Tetilla

Nove escolas de ensino fundamental da rede municipal passarão a contar a partir desta semana com alguns dos mais modernos equipamentos disponíveis para laboratórios de ciências e outras sete unidades terão kits para oficinas de robótica. Os conjuntos de instrumentos foram entregues pelo prefeito Luiz Binotti e a secretária de Educação Cleusa Marchezan De Marco na tarde de terça-feira, no auditório do Paço Municipal, para as equipes gestoras das unidades escolares durante a programação da II Jornada de Inovação Pedagógica. Também foram distribuídos 195 tablets para uso dos professores em cada uma das salas de aula das nove instituições.

O prefeito Luiz Binotti disse que a entrega dos 18 kits de robótica e dos demais equipamentos representa a preocupação do Executivo e da Secretaria de Educação de colocar nas mãos dos professores e alunos as mais modernas ferramentas para que as aulas tenham maior qualidade. “O sistema tradicional não desafia e não instiga o aluno a pensar diferente e evoluir mais. Certamente isso vai propiciar um desenvolvimento melhor e quem sabe teremos grandes cientistas e empreendedores saindo dos nossos bancos escolares”, declarou.

Na opinião da secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, a chegada dos equipamentos vai contribuir para a implementação do novo currículo escolar, que traz o uso de tecnologias ativas e o aluno para o centro do processo de aprendizagem. “Nós precisamos oportunizar aos nossos educadores alternativas para o planejamento de aulas diferenciadas e que contemplem este novo currículo e que tragam mais motivação e mais aprendizagem para as nossas crianças. Temos professores comprometidos com a educação e acostumados com desafios e certamente os resultados virão”, frisou.

Responsável pela implantação do projeto piloto da oficina de robótica da Escola Fredolino Vieira Barros, no distrito de Groslândia, a professora Maria Cecília Lira fez uma demonstração de modelos criados com as peças dos kits e falou sobre como o uso dos protótipos poderá contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem das diferentes disciplinas desde o primeiro ano escolar. “Iniciamos o projeto com robótica sustentável, construindo nossos protótipos com produtos recicláveis encontrados na própria comunidade e isso passou a dar suporte para o ensino na sala de aula. Agora com a chegada destes kits vamos poder trabalhar mais a fundo o raciocínio lógico porque utilizaremos a linguagem de programação. Antes eu estava trabalhando com software livre, o que impedia o uso nos protótipos reciclados”, disse.

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A professora de Biologia Lindonésia Andrade destacou que poucas instituições universitárias dispõem de alguns equipamentos recebidos pelas escolas da rede municipal para equipar seus laboratórios de ciências. Os nove kits distribuídos contêm microscópios monocular, binocular e trinocular, esqueleto e dorso humanos em tamanho real, vidrarias, reagentes, maquetes de células animais e vegetais e ainda outros materiais próprios de laboratórios científicos.

O desafio, segundo ela, que também é responsável pela montagem dos laboratórios em todas as escolas, será a formação que os professores terão que receber para que os equipamentos possam ser bem aproveitados e sejam oferecidas aulas mais prazerosas para o conjunto de estudantes. “Isso é inédito em nosso município, pois vamos oferecer para os nossos alunos do 1º ao 9º ano a oportunidade de sair do aprendizado teórico e passar para aulas práticas. Do 6º ao 9º ano isso já era comum com os professores de área, que trabalham essa associação dos planos teórico e prático”, explicou.

Para a professora Sandra Maria Trombetta, poder fazer uso dessas ferramentas nas escolas significa motivar o aluno e mostrar para ele onde a teoria realmente pode ser aplicada. “No laboratório você consegue mostrar para ele onde poderá usar o que está estudando e a importância de aprender aquilo, tornando significativa a aprendizagem. Dessa forma, o professor consegue tornar prático e lúdico o processo de aquisição do conhecimento”, observou.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.