Aromaterapia: deixe sua casa mais leve e agradável

Fonte: Lucas Almeida

como harmonizar o ar

Você sabia que existem técnicas que te ensinam como harmonizar o ar e como podem transformar o ambiente de sua casa? A aromaterapia pode promover um relaxamento e uma leveza única nos ambientes.

Como resultado disso, você deixa cada cantinho mais equilibrado, perfumado e consegue dar o efeito ideal para cada lugar da casa. É possível melhorar a concentração, ajudar no sono e até mesmo aliviar o estresse.

Por isso, vale a pena entender um pouco mais sobre os óleos essenciais e começar a aproveitar todos os benefícios que eles podem oferecer. Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura e confira!

O que é a Aromaterapia?

A aromaterapia é uma técnica perfeita para quem deseja saber como harmonizar o ar em sua casa. Além de perfumar o ambiente e dar aquele toque de limpeza, também proporciona efeitos relaxantes e ajuda a renovar as energias para o dia seguinte.

Na prática, esse tipo de terapia utiliza os efeitos dos óleos essenciais, que podem oferecer sensações diferentes dependendo do aroma escolhido. Em geral, as substâncias são obtidas de flores, raízes ou plantas diversas.

Para quem estuda e acredita no poder profundo da aromaterapia, a técnica pode equilibrar o físico, o mental e o espiritual. Há quem defenda que pode até mesmo prevenir doenças e ajudar em tratamentos de ansiedade, estresse e depressão.

Quais as vantagens dessa técnica?

Dentre as vantagens da aromaterapia, podemos citar alguns pontos principais. Confira!

  • Os óleos essenciais ajudam a perfumar o ambiente;
  • Os aromas podem agir para repelir insetos,
  • Os óleos de plantas podem purificar o ar,
  • O aroma certo ajuda a aliviar o estresse,
  • Os efeitos aromáticos promovem o relaxamento, o que ajuda a combater a insônia,
  • A aromaterapia auxilia na melhora do humor e do bem-estar,
  • Os aromas certos podem ajudar a aliviar dores de cabeça,
  • Para locais de estudo e trabalho, é possível escolher óleos que promovem o aumento da concentração,
  • A aromaterapia ajuda no fortalecimento do sistema imunológico,
  • O efeito relaxante e detox alivia o cansaço,
  • A abertura das vias respiratórias ajuda na melhora de quadros de rinite e gripe.

Quais óleos usar em cada cômodo?

Confira a seguir, quais os melhores óleos essenciais para usar em cada cômodo de sua casa!

  1. Sala

Em geral, a sala costuma ser um espaço onde a família se reúne para momentos descontraídos de conversa ou para assistir algo na TV. Por isso, o ideal é dar preferência para os óleos que estimulem as interações e o bom humor.

O óleo essencial de canela é super estimulante, proporciona um ambiente mais descontraído e favorece a comunicação. Além disso, traz consigo um efeito de ambiente mais aquecido e aconchegante, deixando sua sala mais convidativa e agradável.

  1. Quarto

Para harmonizar o quarto da maneira certa, é preciso considerar o objetivo que você deseja para esse espaço. Em quartos infantis, por exemplo, o ideal é promover efeitos mais calmantes e tranquilos.

Para isso, vale a pena investir em óleos essenciais como o de lavanda e camomila. Para combater a insônia, o óleo de manjerona é uma excelente escolha.

Já para quartos de solteiros, que utilizam o espaço para estudar e fazer tarefas, os óleos que promovem a concentração são os mais indicados. Os óleos de limão e hortelã ajudam na criatividade e na memória.

Para o quarto de casal, o melhor é optar por versões mais afrodisíacas e apaixonantes. Os óleos de canela e ylang-ylang promoverão um clima mais picante, íntimo e sensual.

  1. Cozinha

Por ser um local onde muitos cheiros ficam acumulados, a solução está em optar por óleos essenciais com aroma de temperos. Além de ajudar a equilibrar e harmonizar o ambiente, eles despertam fome, criatividade e leveza.

O óleo de cardamomo estimula o apetite e refresca o ambiente. Se você deseja mais criatividade na hora do preparo dos pratos, o óleo de laranja poderá te ajudar.

Já se você tem problemas com moscas e insetos, o óleo essencial de citronela e de cravo são duas opções ideais!

  1. Banheiro

O banheiro é o local relaxante da casa onde nos livramos de impurezas e de todo o peso que acumulamos durante o dia. Por isso, manter os aromas de limpeza e higiene é muito importante.

O óleo essencial de pinho é antisséptico e desodorante, com ele, seu banheiro terá sempre aquele aroma de limpo. Para se livrar de germes, bactérias e fungos, o óleo de tea tree é um desinfetante poderoso.

Já se você quer uma opção mais leve e protetora ao mesmo tempo, poderá optar pelo óleo de limão. Além de garantir a proteção antibacteriana, ele oferece um perfume mais leve do que o pinho.

Esperamos que essas dicas te ajudem a sempre saber como harmonizar o ar de sua casa da melhor forma possível!

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.