6 motivos para fazer um mochilão pelo nordeste brasileiro

Fonte: Lucas Almeida

mochilao pelo brasil

Há mais de 500 anos, quando os portugueses chegaram por aqui, já ficaram encantados com a beleza do nordeste brasil e, hoje, a situação não é diferente.

Apesar de muitas áreas da região sofrerem com a seca e com a falta de chuvas, alguns estados são o podemos chamar de um verdadeiro paraíso tropical.

Se você está para sair de férias e ainda não tem o próximo destino para a sua viagem, listamos alguns motivos para você descobrir o que o nosso país tem de melhor e fazer um mochilão pelo Brasil.

1. As belas paisagens 

Pessoas que são apaixonadas por praia não pensam duas vezes na hora de escolher um destino para conhecer no Brasil. Trancoso, Natal, Jericoacoara e Fernando de Noronha são apenas alguns paraísos do nosso país, se você deseja tomar um delicioso banho de mar.

Mas, se de fato, essa não for a sua “praia”, o nordeste também oferece outras opções. As dunas de Genipabu, no Rio Grande do Nordeste; de Piaçabuçu, em Alagoas; de Trairi, no Ceará e do Mangue Sangue na Bahia, também são dignas de uma miragem.

Está afim de um turismo de aventura? No nordeste brasileiro você também encontrará. A Chapada Diamantina, na Bahia, exibe belíssimas paisagens e, caso você esteja à procura de um eletrizante passeio de bugue, em Recife, você poderá se divertir.

2. A culinária

A culinária nordestina é uma das que possuem sabores mais particulares de todo o Brasil. Isso, porque, por lá, os chefs de cozinha não economizam nos temperos e na criatividade na hora de fazerem seus pratos.

Alguns dos mais famosos são o baião de dois, de origem cearense; o arroz de cuxá, maranhense; o sururu, a carne de sol, as moquecas com frutos do mar e, é claro, o famoso acarajé baiano.

Explica-se o sabor e a forma de cozinhar dos nordestinos, citando as origens multiculturais da região. Anos atrás, os estados foram colonizados por diversos países da África e da Europa. Apesar do que houve na época, hoje, a região apresenta um cardápio delicioso e que só existe por lá.

3. Turismo histórico

Além de belas paisagem e uma culinária extremamente saborosa, o Nordeste também abriga boa parte da nossa histórica. Salvador, por exemplo, foi a primeira capital do Brasil e tem o Pelourinho, como um patrimônio tombado.

Em Alagoas, é possível conhecer o Palácio Provinciano, onde nasceu Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil, o Museu de Arte Sacra e a Igreja de Santa Madalena. Passear por lá, é ter uma verdadeira aula de história e arquitetura.

4. A música

Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Ivete Sangalo. São alguns dos monstros sagrados da nossa música nascidos no nordeste. E por toda a região é possível se divertir com os mais diversos ritmos.

Na Bahia, axé. Em Pernambuco, o maracatu, o frevo e o forró pé de serra. Em todos os cantos, você escutará uma música com ritmos contagiantes, que marcam a história de um povo que nunca deixou de lutar e ser feliz.

5. As pessoas

A felicidade é visível no sorriso e no olhar dos nordestinos ao receberem turistas. Inclusive, uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) comprova que o povo nordestino é o mais feliz do Brasil!

Então, ao viajar para o nordeste, tenha a certeza de que você se sentirá em casa, independentemente do que estado que você irá conhecer.

6. Diversidade

Quer aprender um pouco mais sobre a história do Brasil, ou então, conhecer as praias mais paradisíacas do nosso país! O Nordeste é o destino ideal!  Mas se você quiser um passeio tranquilo, com bons drinks na beira da piscina? Por lá, você também irá encontrar!

A diversidade do nordeste brasileiro é incrível e, com certeza, irá agradar e superar todas as expectativas das suas férias!

Se você ainda não o conhece, não perca mais tempo e vá conferir. E se você já foi passear por lá, se voltar, não irá se arrepender.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.