Universitários criam projeto e reformam salas de aula desativadas em escola municipal em MT

Fonte: G1 MT

1 203
Foto: Arquivo pessoal

Um grupo de universitários do curso de arquitetura e urbanismo criou um projeto e reformou duas salas de aula que estavam desativadas na Escola Municipal de Educação Básica Júlio Correa, no Bairro São Mateus, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Foram seis meses de trabalho desde a elaboração do projeto, que começou em fevereiro deste ano, até a entrega, que foi feita no dia 5 deste mês.

O custo de reforma da parte externa foi de R$ 9 mil. Já a reforma interna foi avaliada em R$ 18 mil.

O professor e orientador do projeto, Cézar Clemente, contou que parte dos materiais usados na reforma foram doados pela Prefeitura Municipal e outra parte foi doada por empresas. Já a mão de obra foi feita pelos próprios alunos durante nove sábados.

[Continua depois da Publicidade]

“Reformamos uma biblioteca, uma sala multimídia e alguns corredores. O principal desafio é conseguir as doações e fazer com que a reforma seja executada conforme o que foi planejado”, avaliou.

Segundo Cézar, a escola, que atende cerca de 320 alunos de 5 a 7 anos, foi escolhida pelas necessidades que apresentava, após uma entrevista com a diretora.

“Precisava dar uma repaginada no local. Eles [alunos] fizeram o diagnóstico da escola e elaboraram um projeto de melhoria. É uma forma dos alunos aprenderem na prática e ajudar a comunidade”, explicou.

Além das pinturas e decorações, os alunos conseguiram equipar as salas com ar-condicionado, televisão, persianas e móveis.