MT registra 12 mortes por raiva em animais atacados por morcegos em 11 propriedades neste ano

Fonte: G1

morcego6 2
O controle de morcegos hematófagos está sendo feito por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) em Mato Grosso — Foto: TV Centro América

Mato Grosso registrou 12 mortes por raiva em animais atacados por morcegos em 11 propriedades no estado neste ano. O controle de morcegos é feito por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) em Mato Grosso.

Foram capturados e tratados 515 morcegos e o trabalho de controle destes animais é realizado em todo o estado. O controle dos morcegos hematófagos é feito há cerca de 10 anos.

Os técnicos visitam as propriedades rurais para verificar a incidência e ataques pois o animal pode transmitir o vírus da raiva. O trabalho realizado é de monitoramento dos abrigos onde ficam os morcegos e verificação de ataques a animais pelos morcegos.

De acordo com especialistas, os morcegos hematófagos também são conhecidos como morcegos vampiros. Esses animais são mamíferos de hábitos noturnos, e alimentam-se do sangue de outros animais. Os morcegos transmitem o vírus da raiva.

[Continua depois da Publicidade]

O controle e monitoramento é feito pelos técnicos do Indea que vão até os lugares onde estão os morcegos. As visitas aos abrigos é para combater a proliferação e controlar a transmissão do vírus da raiva.

Os produtores rurais quando identificam esses morcegos na propriedade não podem matar. Pois o trabalho tem de ser feito especificamente por profissionais.