Lucas do Rio Verde coleta 139 bolsas de sangue durante campanha

O material coletado foi encaminhado ao Banco de Sangue de Sorriso, que encaminha ao município luverdense quando necessário

0

Uma disputa sadia para chegar em primeiro! Mas esta não é uma competição esportiva, é a fila para doação de sangue. Doadores há alguns anos, o frentista Valdir José e o topógrafo José Maria Freire já se conhecem de outras campanhas.

Cheguei antes das seis horas e fui o primeiro a doar sangue. É um ato de solidariedade pra salvar vidas”, disse Valdir José.

E José Maria concordou. “É importante participar. Esta é a quarta vez que eu faço a doação e sempre que posso, que tenho disponibilidade, eu participo, tanto que eu chego bem cedo, na campanha anterior eu cheguei primeiro, nessa agora fui o segundo.”

Mais de 300 pessoas se cadastraram para doar sangue neste sábado (13), no PSF X, no bairro Cerrado, e foram coletadas 139 bolsas de sangue.

“É muito importante que o município de Lucas do Rio Verde mantenha abastecido o Banco de Sangue de Sorriso, pois é dele que solicitamos quando necessário, como em casos de acidentes, cirurgias, etc. O sangue é único, não existe nenhum composto feito em laboratório que pode chegar ao seu propósito, por isso a gente fica muito feliz com a população luverdense pela solidariedade e participação”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Dameto Mertz.

A coordenadora do Banco de Sangue do Hospital Regional de Sorriso, Adriane Spezia, explica que, apesar da procura grande, não são todos que conseguem doar. “As campanhas realizadas aqui em Lucas do Rio Verde são muito boas, a população atende o chamado e comparece para doar a quem precisa. Pra iniciar a doação de sangue, a gente faz primeiro uma triagem hematológica, que vai medir a porcentagem dos glóbulos vermelhos, se atingir o padrão, a pessoa está apta a doar e passará por uma entrevista. As bolsas coletadas são levadas para o Banco de Sangue de Sorriso, sendo disponibilizadas para Lucas do Rio Verde a medida que forem solicitadas conforme a necessidade”, comentou.