Manchas escuras na pele podem ter relação com diabetes

Alteração conhecida como Acantose nigricans é caracterizada por lesões de cor cinza e textura aveludada

Fonte: CenárioMT

manchas escuras na pele podem ter relacao com diabetes 841196
A Diabetes é uma síndrome metabólica, causada pela falta de insulina, que resulta em hiperglicemia (aumento do nível de açúcar do sangue). Muitas vezes ela é silenciosa. “Eu descobri que estava com diabetes após um exame de rotina, foi um susto muito grande. Eu não percebi nenhuma alteração no meu corpo”, explica o vendedor Luis Carlos.
 

“Muitas pessoas vivem de três a cinco anos sem saber que possuem a doença”, alerta a endocrinologista Tatiana Valente. Porém, os sintomas nem sempre estão relacionados apenas à sede excessiva, fome, perda de peso, fraqueza intensa e sonolência. O aparecimento de manchas escuras com textura aveludada também está vinculado ao transtorno.

Essa alteração na pele é conhecida como acantose nigricans, doença dermatológica caracterizada por lesões de cor cinza e engrossadas. Uma grande variedade de distúrbios endócrinos, metabólicos e genéticos pode contribuir para o desenvolvimento da acantose.

De acordo com a endocrinologista da Unidade de Diabetes do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, Marcia Nery, a causa mais comum desta doença é a obesidade: “Quase sempre a acantose está relacionada à resistência à insulina, especialmente induzida pela obesidade, que é um dos fatores relacionados ao aparecimento do diabetes tipo 2.”

[Continua depois da Publicidade]

O dermatologista do Instituto Central do HCFMUSP, Vitor Manoel Silva dos Reis, explica que as lesões causadas pela doença surgem nas regiões de dobras, como axilas, pescoço e virilha. “De modo geral, nós utilizamos o ácido azelaico para clarear as manchas que, com o tratamento, diminuem no médio prazo. Mas, é importante ressaltar que, ao identificar o quadro, o paciente deve procurar um profissional que o ajude a tratar”, afirma.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.