Criança esperou quase um ano por consulta no SUS com risco de ficar cego em Cuiabá

Fonte: G1 MT

1 143
Foto: TVCA/Reprodução

Uma criança de um ano com estrabismo e risco de perder totalmente a visão esperou quase um ano por uma consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A família, que mora no Bairro Jardim União, em Cuiabá, realizou uma consulta particular e o médico informou que a criança necessita da cirurgia antes de completar dois anos.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o menino chegou a ser consultado por um oftalmologista este ano e disse que vai investigar o motivo pelo qual a cirurgia não foi marcada.

Segundo a família, o médico de um hospital particular entrou em contato com a família nesta sexta-feira (12) e disse que vai fazer a cirurgia do menino de forma gratuita. O procedimento foi marcado para segunda-feira (15).

A mãe da criança, Taiane Francisca da Silva, contou que os médicos da rede pública sempre consultavam o menino e o encaminhava para outra consulta e que, mesmo sabendo da gravidade do caso, a cirurgia nunca foi marcada.

[Continua depois da Publicidade]

“A rede pública de saúde sempre pede para esperar, pois tem muita gente na fila e eles não podem fazer nada. A gente vai atrás de ajuda e não encontra. É uma vergonha”, lamentou.