O Marketing Digital basicamente consiste em uma série de ações que um empreendedor realiza na web para divulgar mais a sua marca, atrair mais clientes, ampliar vendas, enfim, para que o seu negócio ganhe destaque.

 

Como estamos em uma época em que as pessoas são frequentadoras assíduas de redes sociais, bem como possuem o Google como um aliado para pesquisar vários assuntos e produtos, é possível concluir que Marketing Digital e internet andam de mãos dadas.

 

O fato é que ao utilizar sites, redes sociais, blogs, e-mails e mais outros recursos online, as empresas consolidam um elo com o seu público de consumidores, sanando os seus problemas e ofertando os seus produtos e serviços.

 



O Marketing Digital pode ser feito por quem tem um e-commerce, por uma escola, por uma universidade, ou por quem está iniciando um pequeno empreendimento na própria garagem de casa.

 

Vale salientar também que grandes empresas também fazem uso das principais ações de Marketing Digital. Basta ver as campanhas que gigantes como a Coca-Cola, Apple e McDonalds realizam.

 

Em um mundo cada vez mais conectado, o Marketing cada vez mais digital

 

Por falar em conectividade, é na internet que hoje em dia está o maior fluxo de informação, pois a quantidade de conteúdo que nos bombardeia diariamente é enorme. 

 

Talvez não seja exagero considerar inclusive que, nesse exato momento, alguma nova campanha de Marketing Digital está sendo divulgada no Youtube.

 

Pelo fato do conteúdo ser o combustível que move cada peça do Marketing Digital, a internet se consolida como um meio importante para as ações de contato com o público.

 

Além disso, quando um empreendedor falar em aumentar a rede de contatos, promover um melhor engajamento de marca e obter melhores resultados de vendas, está falando em objetivos que o Marketing Digital nasceu para alcançar.

 

Outra questão importante é que o Marketing Digital oferece meios mais eficientes para efetuar o cálculo do que foi investido em campanhas, bem como estipular métricas mais claras e fáceis de serem mensuradas.

 

Marketing Digital e internet – Nascidos um para o outro

 

Até meados dos anos 90 era impossível alguém imaginar o quanto aquela tal de internet iria mudar, anos mais tarde, o modo como um empreendedor se aproxima dos clientes e divulga os seus produtos.

 

Não é um equívoco afirmar que quem acrescentou o sobrenome “Digital” na palavra “Marketing” foi a internet. Foi depois dela que surgiram alguns termos específicos que hoje estão no vocabulário de qualquer pessoa que se aventura gerenciando um negócio.

 

A seguir veremos alguns desses termos que fazem parte do dia a dia de quem respira e transpira Marketing Digital. Vale a pena ficar antenado nesses termos. 

 

Persona

 

Se antes o objetivo era encontrar o público-alvo, a internet hoje permite ir mais além e encontrar a persona. Essa tal de persona nada mais é que um personagem fictício que resume todas as características do público-alvo de uma empresa.

 

Criar a persona ajuda o empreendedor a definir uma série de ações básicas que vão compor as estratégias de Marketing Digital e assim atingir o público certo com mais exatidão.

 

Leads

 

Em tempos de internet, eles são o cliente em potencial, são as pessoas que encontraram o seu blog ou site e se interessam pelo que você tem a oferecer.

 

Em suma, eles são os contatos que deixam informações importantes para que o empreendedor possa identificar e nutri-los com informações relevantes até que eles estejam aptos para a ação de compra.

 

Funil de vendas

 

Ele também pode ser chamado de Jornada do Consumidor e compreende as etapas pelas quais um cliente atravessa durante o processo de compra. Tais etapas vão desde a noção de um problema, passando pela possibilidade de compra até a decisão final.

 

Landing Page

 

Também podem ser chamadas de páginas de capturas de leads. O foco delas é a conversão. A vantagem das Landing Pages é que você pode disponibilizar um conteúdo ou material relevante para os visitantes. 

 

Em troca, os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato, resultando assim no nascimento dos leads.

 

Além disso, uma boa nutrição de leads pode ser feita por meio do e-mail marketing. Nesse caso, existem até ferramentas apropriadas para organizar listas e efetuar o disparo das mensagens. O Mailchimp é uma delas.

 

Domínio 

Falando em Marketing Digital, é importante saber que para ter um site ou blog é necessário contar com uma boa hospedagem de site e um bom nome de domínio. 

 

O registro de domínio, por exemplo, assegura mais credibilidade e profissionalismo para o seu canal na internet. É ele quem dará um endereço único e personalizado ao seu projeto web. 

 

SEO

 

Mas apenas uma boa hospedagem, uma plataforma eficiente e um domínio memorável não são suficientes para tornar o seu espaço na web bastante acessado. Nesse caso, entram no jogo as técnicas de SEO.

 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca. É possível dizer que são essenciais para que o site e um blog (e até vídeos) sejam bem posicionados em sites como o Google e o Yahoo.

 

Conclusão

 

Desde que a internet se tornou o meio onde compramos e vendemos produtos, onde interagimos com amigos, onde trabalhamos, estudamos e buscamos entretenimento, ela também se tornou um espaço para gerenciar negócios e se relacionar com clientes.

 

Portanto, na era em que o consumidor está conectado para encontrar produtos e serviços, a internet é mais do que importante para o Marketing Digital, pois ela é fundamental.