Avenidas de Lucas do Rio Verde poderão ter sentido único e semáforos

Estudo que prevê instalação de semáforos e mudança de sentido de algumas vias já está pronto

0

A prefeitura municipal de Luca do Rio Verde-MT pretende iniciar no mês de setembro a implantação do sistema binário e terminal de integração no centro do município.

O objetivo é transformar as Avenidas Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas em sentido único. O projeto prevê ainda a instalação de semáforos nos cruzamentos entre as Avenidas Rio Grande do Sul com a Mato Grosso; Paraná com a Mato Grosso; Rio Grande do Sul com a Goiás e Paraná com a Goiás. Além de instalação de bolsões de estacionamento nessas vias.

O projeto executivo está pronto e será apresentado nessa quinta-feira (11) aos vereadores municipais.

De acordo com a Secretária de Planejamento e Cidade, Magna Stella Rosa da Silva Quaresma, a empresa responsável pela elaboração do projeto, juntamente com sua secretaria e com apoio da Secretaria de Segurança e Trânsito, estará apresentando aos vereadores o estudo com três possibilidades de implantação do terminal de integração para usuários do transporte coletivo.

Sendo possível manter o terminal na Avenida Mato Grosso (próximo ao viaduto) ou transferi-lo para o antigo SAAE. Outra possibilidade a ser apresentada será instalar o terminal de integração no estacionamento do Parque dos Buritis.

“Também já fizemos o termo de referência para aquisição dos semáforos. Estamos agora no processo de elaboração do termo de referência para compra dos materiais para a sinalização das vias, pois o projeto precisa dessas últimas adaptações e definições, de onde ficará o terminal de integração e de que forma isso implicará em alterações no projeto executivo que já está pronto, por exemplo,”.

Para a Secretária de Planejamento e Cidade, com a implantação do sistema binário e semáforos, haverá mudança importante no centro de Lucas do Rio Verde, mais precisamente no trecho que compreende as Avenidas Goiás a Tocantins.

Mais do que uma mudança, será necessário uma reeducação no trânsito, pois teremos sentido único na Avenida Amazonas (sentido Norte), Avenida Rio Grande do Sul ( sentido Sul) e na Avenida Paraná (sentido Norte). Nós vamos fazer um trabalho muito forte com a Guarda Municipal, de conscientização nas escolas. Vamos também fazer um trabalho intenso de divulgação para a população de modo geral”, salientou.

Equipe Técnica analisando o projeto

 

Algumas ruas transversais também estão passíveis de sofrer mudanças. “Os estacionamentos também terão modificação, onde serão próximos aos canteiros centrais das Avenidas. O projeto contempla também estacionamentos nas vias transversais”.

SEMÁFOROS

A necessidade de instalação dos semáforos nas principais rotatórias no centro de Lucas do Rio Verde foi percebida através dos estudos técnicos, que apontaram um ‘estrangulamento’ das vias, principalmente em horários de pico.

“Nesse estudo foi definido tecnicamente a necessidade da colocação desses semáforos, que é de extrema importância para a população”, acrescentou Stella.

Logo após a instalação dos semáforos, haverá um acompanhamento de aproximadamente seis meses quanto à adaptação dos usuários do trânsito ao novo sistema.

No primeiro momento não serão instalados semáforos inteligentes, porém, os aparelhos que serão adquiridos poderão, no futuro, operar com o sistema inteligente.

“Seria de muito impacto se já colocássemos os semáforos inteligentes sem as pessoas estarem acostumadas com esse sistema de controle de tráfego, porém, estamos buscando semáforos que já tenha sistema de GPS e que possam se comunicar um com o outro e que possam ser configuráveis”, finalizou Stella.