Em Lucas: 13ª Cia promove ‘Semana de prevenção a incêndios Florestais’

Além do curso de formação de brigadistas, serão ministradas palestras em escolas

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

QUEIMADAS VEGETAÇÃO 1

A 13ª Cia independente de Bombeiros Militar em Lucas do Rio Verde-MT inicia amanhã (09) a Semana de Preparação e Prevenção para Incêndios Florestais.
Estamos no período mais crítico do ano em relação a seca e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está atento à ameaça de incêndios que surgem nesse período.

Por isso a corporação promove a Semana de Prevenção e Preparação para os Incêndios Florestais. A abertura da Semana acontecerá nesta terça-feira (09) com evento a ser realizado as 08h00 na sede do Sindicato Rural do município de Lucas do Rio Verde.

ALEX“Durante essa semana estaremos realizando ações preventivas, sendo que uma delas é a formação de uma brigada de combate a incêndio florestal sendo composta por funcionários de algumas fazendas e até da própria prefeitura municipal”, comentou o comandante da Companhia de Bombeiros, Capitão BM Alex Queiroz.

O objetivo é formar pessoas capacitadas para o combate focos de incêndio em vegetação, principalmente em lavouras nesse período de estiagem.

[Continua depois da Publicidade]

“Onde essas pessoas estarão aptas em caso de algum incêndio estar atuando para debelar o foco. Também estarão aptos a fazer a parte de prevenção, tanto da propriedade onde trabalha, bem como dá apoio a outras propriedades próximas”, salientou.

O curso de formação da brigada de combate e prevenção de incêndios terá duração de 24 horas/aluas e será ministrado por três militares da 13ª Cia com especialização em combate a incêndio florestal.

“Teremos a parte teórica e a prática. Além de noções de combate a incêndio florestal, os participantes terão noções de primeiros socorros”, disse Queiroz.

REDAÇÃO

Durante a semana também serão ministradas palestras de orientação para alunos do ensino fundamental em 10 escolas de Lucas do Rio Verde, sendo cinco da rede municipal e outras cinco da rede estadual de ensino.

“Estaremos lançando nessas escolas o concurso de redação, onde vamos selecionar a melhor redação e o aluno será premiado com uma bicicleta”, finalizou o comandante.

De acordo com a 13ª Cia de Bombeiros Militar, boa parte dos incêndios registrados em Lucas do Rio Verde é derivado de causas humana.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.