Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (13)

A campanha será realizada no PSF X, bairro Cerrado, com início às 7h30

0

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Banco de Sangue de Sorriso, a Associação Luverdense de Imprensa, Amazônia Máquinas, Câmara de Vereadores, empresas e instituições do município, realiza no próximo sábado, dia 13 de julho, uma campanha de doação de sangue.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, esta edição da campanha vem com o tema “Seja o herói de alguém!” e será realizada no PSF X, bairro Cerrado, com início às 7h30 e término às 15h. “É muito importante manter o estoque do Banco de Sangue de Sorriso que atende o município, por isso, contamos com a presença da população nesta campanha de amor ao próximo, é um ato voluntário que pode salvar vidas”.

A Amazônia Máquinas é parceria da campanha e o empresário Joci Piccini destaca a importância da população participar da doação. “É uma oportunidade ímpar que todo cidadão tem de ajudar alguém sem custar nada, eu tenho certeza que as pessoas que vão fazer a doação vão se sentir bem por fazer algo pelo irmão, pelo próximo”.

O responsável pela Agência Transfusional de Lucas e bioquímico, Gilmar da Silva Pereira, pontua que a campanha vem para reabastecer o estoque do Banco de Sangue de Sorriso que abastece Nova Mutum, Sorriso e Lucas. “Para termos uma ideia, a média de transfusão em Lucas do Rio Verde é de 40 bolsas/mês e do Hospital Regional de Sorriso, 180 por mês. Por isso, precisamos da colaboração da sociedade luverdense”.

Pereira também repassou algumas orientações às pessoas que têm interesse em fazer a doação. “Qualquer pessoa pode doar entre 16 e 69 anos de idade, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e os menores de 18 anos precisam de autorização dos pais. Tem que ter peso mínimo de 50 kg e ter boas condições de saúde. É preciso apresentar documento original com foto e recomenda-se estar descansado e alimentado, evitar alimentos gordurosos e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação”.