Dia de Cooperar: MT celebra o voluntariado nas cooperativas

0

As cooperativas de todo país participam do Movimento Dia de Cooperar, beneficiando milhões de pessoas com ações voluntárias que contribuem com a transformação das realidades. A proposta é estimular o desenvolvimento sustentável e fazer a parte delas na construção de um mundo mais justo, feliz e equilibrado. Por isso, o cooperativismo brasileiro realiza anualmente diversas iniciativas de responsabilidade social em todo país.

Por meio do movimento Dia de Cooperar, as cooperativas já realizaram mais de 10 milhões de atendimentos nos 10 anos de existência. E agora, em 2019, as iniciativas continuam e, para comemorar o sucesso alcançado, as cooperativas, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Mato Grosso, realizarão no Dia Internacional do Cooperativismo, 6 de julho, a celebração deste movimento.

Já aforam cadastradas em Mato Grosso 148 ações de 39 cooperativas e suas unidades de atendimento, que serão realizadas no decorrer de todo ano de 2019, beneficiando diretamente mais de 60 mil pessoas. No próximo dia sábado, dia 06 de julho, 42 cooperativas dessas cooperativas irão realizar suas iniciativas voluntárias.

O Sistema OCB/MT, vai mais uma vez, comemorar a data acompanhando as ações das cooperativas. Este ano, a celebração do Dia C será acompanhada em Rondonópolis. Estão confirmadas as presenças do presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, de um representante do Sescoop Nacional e outras lideranças das cooperativas envolvidas.

“O cooperativismo trabalha na linha de frente do desenvolvimento socioeconômico do país. Celebrar as importantes conquistas que tivemos nos últimos dez anos é a prova de que precisamos acender a fagulha do cooperativismo nas pessoas que estão à nossa volta’’, declara Onofre Cezário de Souza Filho. Ele ainda ressalta que “as cooperativas são as protagonistas desse movimento de responsabilidade social e o Sistema OCB/MT dá o suporte para a realização das ações”.

Em Rondonópolis, a iniciativa é intitulada ‘Ação MultiCoop na Comunidade’, que será realizada em parceria de 10 cooperativas, promovendo assim a intercooperação em benefício da comunidade onde estão presentes.  A programação contará com serviços gratuitos de cidadania, educação, saúde e beleza, envolvendo mais de 200 voluntários.



O encontro será realizado às 08h, na Praça Central do Bairro Alfredo de Castro, localizado em Rondonópolis, cidade a 210km de Cuiabá, capital do estado

Sobre o Dia C – O Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. Dez anos após sua criação, o movimento já faz parte da agenda estratégica do cooperativismo brasileiro e transforma realidades em todo o Brasil.

Números Brasil – Em 2018, 1.706 cooperativas brasileiras, com o apoio de quase 120 mil voluntários, dedicaram tempo, talento e trabalho para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação, o meio ambiente e que estão alinhadas aos ODS da ONU.

Números MT – Em 2018, 158 cooperativas e unidades de atendimentos registradas no Sistema OCB/MT participaram de ações, envolvendo 6.869 voluntários, beneficiando mais de 100 mil pessoas de 88 municípios.