Usina hidrelétrica tem autorização da Aneel para começar a funcionar em fase de teste em Sinop

Fonte: G1 MT

1 20

A Usina Hidrelétrica de Sinop, a 503 km de Cuiabá, teve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para começar a operar. A licença de funcionamento para fase de testes foi dada na última sexta-feira (28). No entanto, segundo a usina não há previsão do inicio de operação definitiva para geração de energia.

A autorização dada pela agência nacional é restrita para fase de testes na geração de energia elétrica. Durante o período será feito os ajustes nos equipamentos, como as turbinas, conversores e transmissores.

Para começar a operar definitivamente na geração em escala comercial, a companhia energética precisa de uma licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Em janeiro de 2018 a companhia solicitou a liberação para o funcionamento definitivo, mas o documento ainda não foi expedido pelo órgão ambiental.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a Usina, antes de começar os testes será feito ajustes na estrutura.

Quando estiver em funcionamento total e definitivo, a Usina deve fornecer energia elétrica para cerca de 1,6 milhão de consumidores, o equivalente a 50% da população do estado, segundo a empresa.

A usina hidrelétrica foi construída no Rio Teles Pires e as barragens estão entre os municípios de Cláudia e Itaúba, a 608 km e 599 km da capital. Aproximadamente foram gastos cerca de R$ 3 bilhões para construção da usina.