Rio pode ter temperaturas próximo a 0° neste final de semana

0

Uma frente fria que se aproxima do estado do Rio de Janeiro pode ser a válvula de escape de quem gosta daquele tempo mais gelado e ao mesmo tempo podendo usar aquele casaco que você tanto namorou nas vitrines. Uma brusca mudança de temperatura é prevista para esta primeira semana de julho, de acordo com o canal Climatempo e em São Paulo pode gelar de vez, já que a previsão diz que terá mínima de 3ºC entre os dias 6 e 7 de julho.

Segundo o Climatempo, uma massa de ar frio entra no Brasil nesta segunda-feira, 1º de julho, estando de ínicio na região Sul. O esfriamento se espalha por todo o Brasil a partir de 3 de julho e o movimento é nos dias 5 e 6 de julho. Também é esperada também uma enorme frente fria sobre o Brasil nos próximos três meses.

Com isso, os termômetros caem. A massa polar é capaz de causar temperaturas negativas no Sul, próximas de 0°C no Sudeste e no Centro-Oeste e friozinho de 10°C na Bahia e nas regiões do centro-norte de Goiás.

As cobertas ainda podem sair do armário no Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia, porque a perspectiva é que a friagem também alcance a região.

É possível ressaltar dois pontos: antes de o frio aparecer, conte com chuva, ventos, raios e até o risco de chuva forte em boa parte dos estados brasileiros.

“O acentuado choque térmico entre o ar muito quente que predomina no Brasil e a entrada desta massa de ar frio muito forte vai gerar também condições para fortes rajadas de vento”, pontua a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.

O próximo ponto diz que o “inverno para valer” não argumenta a hipótese de que a estação terá mais “cara de outono”, principalmente em agosto e setembro. Tudo em razão do controle do El Niño que, mesmo fraco, causa trabalho para que as frentes frias continuem pelo campo.

A fase pode alterar, e de modo inesperada, no Estado de São Paulo. De acordo com a organização de meteorologia, entre quarta e quinta-feira, 3 e 4 de julho, a frente fria já chega no litoral paulista e leva chuva, que pode ser forte, pelo estado de São Paulo.

O calorzinho que a população de São Paulo está sentindo também vai embora, com mínima de 3ºC e máxima de 13ºC no sábado (6 de julho) e mínima de 9ºC e máxima de 12ºC, no domingo (7 de julho), na capital.

Como é feriado estadual na terça-feira, 9 de julho, por conta da Revolução Constitucionalista, é possível que muita gente estique os dias de folga. Por isso, saiba que na segunda-feira, 8 de julho, a capital deve ter temperatura entre 11ºC e 15ºC e, na terça-feira, de 12ºC a 16ºC.

Fica o alerta: com o frio se aproximando, mais do que nunca é tempo de ajudar na Campanha do Agasalho, que tem pontos de arrecadação em vários locais públicos.