Em junho, Procon de Lucas do Rio Verde registra 456 atendimentos

A maior procura por atendimentos e orientações estão nos assuntos financeiros, serviços essenciais e produtos

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

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O Procon de Lucas do Rio Verde, com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), registrou no mês de junho um total de 456 atendimentos. Destes, 256 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a cerca de 58,58% do total de atendimentos.

Também foram registradas 158 atendimentos “Simples Consulta”, 13 aberturas de CIP (Carta de Informação Preliminar) e 04 “Extra Procon”, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

No mês de junho, foram realizadas ainda 04 aberturas de reclamação e 20 atendimentos de retorno de CIPs. O Procon de Lucas do Rio Verde também concluiu 20 CIPs e 12 Cartas de Informação Preliminar ainda aguardam retorno de fornecedores.

Também foram realizados 23 registros na plataforma www.consumidor.gov.br, ferramenta onde o consumidor pode registrar sua reclamação online, sem necessidade de presença no Procon. Apenas é necessário fazer o cadastro para receber a resolução da reclamação por e-mail.

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Em junho, entre os assuntos com maior procura por atendimentos e orientações estão: financeiros, como cartão de crédito, crediário de loja ou banco (205), serviços essenciais, como energia, água/esgoto, gás, telefone, transporte (136), produtos, a exemplo de garantias, defeito, troca (49), serviços privados, como academia, cursos, escolas, oficinas, automóveis (33), saúde, como planos, mensalidades e reajuste (05) e habitação, com assuntos relacionados à parcelas e loteamentos (04).

No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 55 reclamações, o que corresponde a 13,13% do total. Na sequência aparecem as empresas: Oi Móvel S/A, com 25; Tim Celulares S.A, com 16; Brasilcard Administradora de Cartões e Energisa Mato Grosso, com 11 cada; Claro TV Sat Telecomunicações S.A, com 10; Banco Bradesco S.A. e Sky Brasil Serviços Ltda, com 08 cada; e Atacadão S.A. e Claro S.A, com 07 cada.

O atendimento do Procon de Lucas do Rio Verde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na Av. Paraná próximo à Av. Goiás, no Centro.