Secretaria de Agricultura distribui kits de irrigação para pequenos agricultores de Nova Mutum

Fonte: Edinaldo Nogueira - Assessoria

secretaria de agricultura distribui kits de irrigacao para pequenos agricultores de nova mutum 838688

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou na manhã desta quarta-feira, 26, a entrega de 20 kits de irrigação por gotejamento para pequenos agricultores que fazem parte da agricultura familiar e são integrantes da Associação dos Produtores Rurais do Entorno de Nova Mutum (APRENM). A ação é uma parceria da Prefeitura de Nova Mutum com o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.

A iniciativa do projeto segundo o Secretário Renato Kremer é fortalecer a agricultura familiar especialmente no período da estiagem. “Esse é um período que esses produtores mais precisam de apoio, a estiagem dura entre 150 a 180 dias e esses kits de irrigação funcionam na modalidade de gotejamento por gravidade, onde a cada 30 centímetros, há um gotejador que cria bulbos molhados na área das raízes e garante que os produtores produzam em alta escala no período da seca”, afirma.

O Engenheiro Agrônomo da Sama, Maicon Vargas, explica que cada kit pode irrigar até 500 metros quadros, somados os 20 kits equivale a uma área de 10 mil metros quadrados. “O mais importante é a economia de energia que os produtores terão, pois esse sistema funciona por gravidade, e os produtores poderão diversificar sua produção e consequentemente fomentarem a economia local”, destaca.

5d160dba71360e720de2bc49d952f75b2ddb35a9e6f4b

Diego Meldola, Presidente da APRENM, acrescenta que essa parceria da prefeitura com os pequenos produtores é fundamental para que os resultados da agricultura familiar sejam melhorados. “Serão 20 famílias atendidas com esses kits, principalmente no período da estiagem, por isso, é muito importante a Secretaria de Agricultura oferecer esse suporte para que possamos fortalecer as ações da agricultura familiar”, detalha.

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.