Em Lucas: combate a incêndio dura mais de 11 horas

Homem teria ateado fogo para limpar uma cerca e fogo saiu do controle

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

incêndio2
FOTO: divulgação

A equipe de plantão da 13ª Cia de Bombeiros em Lucas do Rio Verde-MT trabalhou por mais de 11 horas seguidas para controlar incêndio no setor 13, região conhecida como ‘Recanto dos Macucos.

De acordo com informações repassadas pelo Sargento BM Domingos, ao portal CenárioMT, o fogo na vegetação iniciou as 10h00 da manhã de ontem, quinta-feira (27).

“A equipe permaneceu em atendimento a ocorrência até as 20h30. Acreditamos que mais de 30 hectares foram atingidos pelas chamas. Uma grande extensão tendo em vista que se trata de uma área muito próxima ao perímetro urbano”, destacou o militar.

Além de pastagens, o fogo destruiu boa parte da vegetação nativa, que faz parte da reserva legal, tanto do Rio Verde, bem como do Córrego Lucas. A população sentiu os efeitos da fumaça, que praticamente tomou conta da cidade.

[Continua depois da Publicidade]

“Primeiramente nossos esforços se concentraram em evitar que o fogo atingisse as residências de algumas chácaras que foram atingidas pelo incêndio”.

Em uma das propriedades, onde são criados gados de leite, o fogo praticamente cercou o curral, colocando em risco a vida dos animais.

Ainda de acordo com Sargento Domingos, além do tempo seco com a umidade relativa do ar baixa, o vento e a vegetação seca, favoreceram para o alastramento do fogo.

O incêndio começou quando um morador da região colocou fogo em alguns entulhos, quando fazia a limpeza de uma cerca. O homem perdeu o controle do fogo, que rapidamente se espalhou para as propriedades vizinhas.