Integrantes do Pró-família participam de palestra sobre o meio ambiente

Programa instituído pelo governo do Estado visa a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social

Fonte: ASSESSORIA

pref lrv 174
(Foto: Ascom Prefeitura)

Os graves problemas ambientais decorrentes da degradação constante da natureza por parte da ação irresponsável da população foi tema da palestra dirigida aos participantes do Programa Pró-Família presentes na manhã de quarta-feira (26), no Auditório dos Pioneiros, em atividade promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A apresentação foi feita pelas engenheiras sanitarista e ambiental Letícia Maria de Siqueira Nonato e Elis Cristiane da Silva, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A reunião mensal familiar busca, a partir de temas que possam fortalecer as relações familiares e comunitárias, especialmente do público beneficiário do programa, servindo, inclusive, como forma de agregação de valores e critério de permanência dos integrantes do Pró-Família.

De acordo com a supervisora do programa, Gisele Bellotti de Rezende, além disso, a assistente social responsável pelo Pró-Família realiza um acompanhamento sistemático visando estimular o empoderamento por meio da melhoria da autoestima, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais e a aquisição de bens e serviços, tendo sempre como referencial o percurso da própria vivência das pessoas atendidas pelo benefício.

De acordo com a palestrante Letícia Nonato, a atividade também fez parte da programação dedicada à comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que será concluída nesta quinta-feira, e que, entre outras iniciativas, incluiu palestras, principalmente em escolas, para chamar a atenção de amplos setores da comunidade para as questões ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, ainda considerados inesgotáveis para a maioria das pessoas. “Tendo como plano de fundo a conscientização, foram abordados temas como desmatamento, poluição, água, coleta seletiva, lixo e boas práticas de preservação e gestão ambiental, sem esquecer dos 5 R’s: repensar, recusar, reduzir, reciclar e reutilizar”, ressalta.

[Continua depois da Publicidade]

Instituído pelo governo estadual, o Pró-Família está vinculado à Secretaria de Assistência Social e tem por finalidade reduzir as desigualdades sociais mediante ações de promoção da cidadania, bem como inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de situações de pobreza e risco social, com a finalidade de auxiliar os destinatários na superação de tais fatores.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.