Veja como utilizar seu score para financiar um imóvel

Fonte: Lucas Almeida

financiamento imobiliario 1

Uma propriedade para morar é provavelmente o item mais valioso que você comprará. A menos que você tenha a sorte de ter o valor total no banco, você precisará fazer um financiamento imobiliário para comprar sua casa. Nesse artigo veja como utilizar seu score para financiar um imóvel!

Financiamento de imóvel

A maioria dos compradores precisará providenciar um empréstimo de longo prazo na forma de um financiamento. Esse empréstimo pode ser obtido principalmente através dos bancos. O credor cobra juros sobre o empréstimo e isso, juntamente com o montante emprestado é pago ao longo do tempo.

Há muitos fatores que influenciarão o valor que você pode tomar emprestado e, embora haja um grande número de calculadoras on-line, elas raramente dão uma resposta absoluta à pergunta. Tudo se resume às suas circunstâncias pessoais e à propriedade que você deseja comprar.

A importância do score para financiar um Imóvel

Um financiamento é um compromisso sério e de longo prazo. Por isso, tenha em mente que você estará pagando todos os meses ao longo de vários anos.

Quando você faz uma solicitação a um credor para um financiamento, ele faz perguntas detalhadas sobre seus ganhos, economias e despesas, para que eles possam ter certeza de que seu dinheiro está seguro e que você está em condições de pagar os pagamentos mensais. Por isso, seu score para financiar um imóvel é tão importante.

Score é uma avaliação da capacidade creditícia de um tomador em termos gerais ou com relação a uma dívida ou obrigação financeira específica.

Então, para financiar um imóvel e conseguir ser aprovado através do score, faça uma lista agora de todas as suas despesas mensais. Inclua tudo, como telefone celular, academia, custos de combustível, alimentação infantil, alimentos e bebidas, socialização, compras de roupas e assim por diante. Além disso, defina as economias e dívidas que você tem.

Além de avaliar sua posição financeira em detalhes, um credor em potencial também examinará mesmo algo tão aparentemente inócuo como um pagamento atrasado de cartão de crédito de meses atrás. Se acaso você não tiver certeza de quão boa é a sua pontuação, vale a pena verificar através de uma das empresas de classificação de crédito.

Como funciona o score

Um financiamento de imóvel é essencialmente uma promessa e uma classificação de crédito determina a probabilidade de o devedor pagar um empréstimo dentro dos limites do contrato de empréstimo.

Uma alta notação de crédito indica uma grande possibilidade de pagar o empréstimo na sua totalidade sem quaisquer problemas. Um score ruim sugere que o mutuário teve problemas para pagar empréstimos no passado e pode seguir o mesmo padrão no futuro.

O score de crédito afeta as chances da entidade de ser aprovada para um determinado empréstimo ou de receber condições favoráveis ​​para o referido empréstimo.

As  pontuações de crédito aplicam-se apenas a indivíduos. Além disso, são derivadas do histórico de crédito mantido pelas agências de relatórios de crédito, como SPC e Serasa. A pontuação de crédito de um indivíduo é relatada como um número, geralmente variando de 0 a 1000 pontos. Onde:

  • Até 300 pontos há alto risco de inadimplência
  • Médio risco entre 300 e 700
  • Baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos

Como utilizar o score para financiar um imóvel

Existem alguns fatores que as agências de crédito levam em consideração ao atribuir uma classificação de crédito.

Sendo assim, para utilizar o score para financiar um imóvel leva-se em consideração:

  • O histórico passado do indivíduo de tomar empréstimos e quitar dívidas, pois quaisquer pagamentos perdidos ou inadimplência nos empréstimos afetam negativamente o score. 
  • O potencial econômico futuro do indivíduo. Se o futuro econômico parece brilhante, o score de crédito tende a ser maior. Se o tomador não tiver uma perspectiva econômica positiva, o score de crédito cairá.
  • Duração do histórico de crédito e etc.

Uma alta pontuação de crédito indica um perfil de crédito mais forte. Isso geralmente resultará em taxas de juros mais baixas cobradas pelos credores. Há uma série de fatores que são levados em conta para a pontuação de crédito de um indivíduo. Consequentemente, alguns desses fatores têm maior peso que outros.

Por isso, para utilizar o score para financiar um imóvel, você deve:

  • Ter o nome limpo
  • Pagar contas em dia
  • Manter dados cadastrais atualizados

Fique de olho no seu score!

Em suma, para financiar um imóvel usando o score, mantenha seu score o mais saudável possível. Analise seus relatórios de crédito regularmente e garanta que eles sejam precisos.

Tomar a decisão de solicitar um financiamento de imóvel é um grande negócio, não deixe pontuações surpresa atrapalhar!

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.