Como usar as milhas do cartão de crédito para viajar para o exterior

Fonte: Lucas Almeida

milhas para viagem

As férias de julho estão chegando e você deseja ir para o exterior, mas não quer gastar muito com passagem. Então, que tal usar as milhas para viagem, aquelas do cartão de crédito, para comprar o seu bilhete aéreo?

Isso é possível! Você sabia que a cada compra realizada com o seu cartão de crédito, você ganha pontos no programa de fidelidade do seu banco.

Esses pontos acumulados dão a oportunidade para você e toda a família fazerem viagens marcantes sem gastar muito e ainda registrar tudo nas redes sociais. Quer saber como fazer isso? Confere aí!

Como surgiu o sistema de milhas?

Os programas de fidelidade de companhias aéreas começaram nos Estados Unidos, na década de 80. O objetivo principal era recompensar os principais clientes e fidelizá-los. Dessa maneira, quanto mais viagens eles fizessem, maior seria o cupom de desconto dado pela companhia.

Aqui no Brasil, os programas de fidelidade também começaram com as companhias aéreas, mas somente em 1993. Já em 1994, os bancos começaram a utilizar a mesma ideia para reconhecer os seus clientes e contemplá-los por usar o cartão de crédito, dando-lhes brindes e recompensas.

Mas, o que são milhas aéreas?

As milhas são moedas virtuais que podem ser trocadas por mercadorias e serviços.  Já as milhas aéreas são moedas virtuais que podem ser trocadas por viagens nacionais e internacionais.

Entretanto, para que essa troca seja efetuada, é preciso acumular pontos e verificar se o que você quer trocar está disponível e se você tem a pontuação necessária para concluí-la.

Como trocar seus pontos do cartão?

Os pontos são adquiridos a partir de compras com o cartão de crédito e cada cartão é direcionado para diferentes públicos, de acordo com suas necessidades. Por exemplo, existem alguns cartões, com anuidades mais caras, que oferecem uma pontuação maior a cada compra feita.

Por isso, é ideal escolher um cartão de crédito que melhor se adapte à sua rotina e seus planos de viagem: um cartão de alta renda e mensalidade mais cara é recomendado para quem quer viajar muito, pois eles geram até 3 vezes mais pontos e incluem vantagens, como: seguro viagem e sala vip.

Além disso, verifique a disponibilidade de transferência dos pontos, pois alguns bancos estabelecem uma quantidade mínima e isso pode dificultar iniciantes ou pessoas com baixa pontuação.

Depois que essa escolha for feita, cada compra que você fizer com o cartão de crédito vai gerar uma determinada quantidade de pontos, que vão se acumulando de acordo com o valor que você gastar.

Como funcionam as milhas para viagem de avião?

Ao viajar de avião, as milhas são acumuladas com base na distância entre o ponto de embarque e o de destino.

Quer uma dica? Se mora em uma cidade em que a empresa x tem muito mais voos do que a y, concentre suas milhas em programas da x, pois assim, você irá se beneficiar das vantagens com mais frequência, além de ter mais opções de rotas.

E se o cartão de crédito oferecer milhas apenas para uma determinada empresa? Neste caso, pode ter certeza: a companhia aérea oferecerá vantagens exclusivas, como despacho de malas e embarque preferencial. Uma ótima oportunidade para quem só viaja com uma determinada empresa.

Como funciona para viagens internacionais?

Nas viagens internacionais, todas as milhas viram pontos, mas as companhias aéreas brasileiras não realizam este serviço.

Por isso, você deve procurar saber qual aliança o seu programa de fidelidade faz parte para transferir seus pontos para o programa de fidelidade de algumas dessas companhias e só depois trocar por passagens.

Quais são as dicas para escolher o destino?

Para garantir a viagem com as milhas, busque por destinos poucos explorados, pois esses voos costumam ter mais lugares disponíveis. Além disso, realize a compra com bastante antecedência e procure viajar fora de alta temporada.

Aplicativo ajuda a controlar os pontos

Você sabia que tem até aplicativo para te ajudar a controlar só os pontos do cartão de crédito? Pois é, eles prometem alertar sobre a expiração de pontos, avisar quando surgem promoções de bônus em pontos, além de oferecerem um buscador de passagens aéreas em milhas e em dinheiro.

Além de super útil, ele visa facilitar sua vida para gerenciar seus programas de fidelidade. E você só precisa se cadastrar uma única vez para controlar suas milhas em tempo real.

Já programou sua próxima viagem ou ainda está em dúvida sobre o destino? Não perca mais tempo: agora já é possível viajar para vários lugares, nacionais e internacionais, sem gastar a mais por isso, apenas utilizando as milhas do cartão.

Fique atento em relação ao seu cartão de crédito e caso você tenha alguma dúvida sobre como conseguir as milhas ou sobre como trocar por viagens aéreas, entre em contato com a sua operadora para saber mais detalhes.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.