Uso errado de lentes de contato pode ter graves consequências

Para manter as lentes longe das infecções, é fundamental lavar o material no final do dia e deixá-lo na solução de limpeza específica

0
Para muitas pessoas que não gostam de usar óculos, as lentes de contato são uma boa alternativa. Contudo, é preciso prestar atenção, já que seu uso requer alguns cuidados. O descuido durante o uso pode causar até a perda do olho.

Úlcera de córnea, conjuntivite alérgica grave, irritações oculares e até cegueira são os danos mais graves causados pelo mau uso das lentes de contato. Em casos específicos, pacientes que perderam a visão por infecções precisam ser submetidos ao transplante de córnea.


-Continua depois da publicidade ©-

“As lentes impedem o contato dos olhos com a atmosfera. Por isso, quando o prazo de validade não é respeitado, inicia-se um processo lesivo com infecções que se desenvolvem de forma lenta. A maioria dos pacientes faz a troca das lentes somente quando começa sentir algum incômodo”, explica a especialista em transplante de córnea, Helaine Zampar.

Para manter as lentes longe das infecções, é fundamental lavar o material no final do dia e deixá-lo na solução de limpeza específica. Ao menor sinal de irritação ou dor, é imprescindível retirar as lentes dos olhos e fazer a higienização recomendada pelo oftalmologista. Caso o incômodo permaneça após a limpeza, é preciso ficar atento às possibilidades de problemas como agressões nos olhos, ou lesões nas córneas.

Mesmo com o uso correto das lentes de contato, é importante continuar usando óculos em descanso e fazer acompanhamento oftalmológico. Os olhos precisam ser saudáveis para suportar o material. Doenças na córnea, irritações ou inflamações são impeditivos automáticos para substituir os óculos pelas lentes.

Os menores de 15 anos, devem ter acompanhamento e controle rigoroso dos pais. As mulheres também precisam de cautela redobrada. As maquiagens representam um potencial fator de risco de contaminação. Rímel, lápis e delineadores impregnam nas lentes e muitas vezes a maquiagem é contaminada, pois são meios propícios para o crescimento de bactérias.

“Quase fiquei cega por utilizar lente. Meu rímel estava contaminado e eu não sabia e transferiu para a lente. Tive que ir ao médico e descobri que tinha sido isso. Agora faça a higienização correta e evito usar maquiagem junto”, conta a secretária, Dafne Fedoce.


-
-