Voluntários recolhem 2,5 mil kg de lixo às margens do Rio Sepotuba em MT; cama e geladeira estão entre os itens encontrados

Fonte: TV Centro América

1 231
Foto: TVCA/Reprodução

Um grupo de voluntários recolheu 2,5 mil kg de lixo às margens do Rio Sepotuba, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, nesse domingo (16). Mais de 150 pessoas participaram da ação e percorreram cerca de 15 km ao longo do rio.

Entre os itens encontrados estão cama, geladeira, fogão, cadeiras, além de plásticos, borracha e papel.

“As pessoas precisam se conscientizar, essa situação tem que melhorar. Se trouxer coisas para o rio, leve embora, não deixe lixo no local”, disse o presidente do clube, Luiz Carlos Guedes.

No final do trajeto, os voluntários realizaram o plantio eólico, que é a soltura de balões com sementes, um gesto simbólico para contribuir com o reflorestamento da mata ciliar.

[Continua depois da Publicidade]

A ação é realizada todos os anos no município. No ano passado, os voluntários recolheram 4,7 mil quilos de lixo, segundo Luiz. A expectativa para esta 15° edição era reduzir essa quantidade.

“Isso mostra que a conscientização está sendo realizada e as pessoas estão aderindo. Apesar do volume alto de lixo que encontramos, essa quantidade tem diminuído ao longo dos anos. Isso nos fortalece e nos motiva a criar projetos”, disse.

O Rio Sepotuba é um dos principais afluentes do Rio Paraguai e o lixo jogado na às margens do rio pode comprometer a qualidade da água e poluir o Pantanal.