Cozinha pode trazer sérios riscos: veja dicas de segurança

Fonte: CenárioMT

CenárioMT
CenárioMT

Facas afiadas, calor intenso e outros fatores fazem da cozinha um lugar de alto risco para adultos e, principalmente, para crianças. Compreender esses riscos pode ajudar famílias a evitarem cortes, queimaduras e infecções alimentares. Aqui estão algumas práticas de segurança na cozinha.

Use sapatos

Imagine uma faca caindo no seu pé e pense no perigo que isso representa. Usar sapatos ao cozinhar é recomendado não apenas porque os sapatos podem proteger o cozinheiro de um objeto pontiagudo, mas também porque evitam acidentes com cacos de vidro, água quente ou óleo fervendo.

Aprenda a apagar o fogo

Cozinhar é uma das principais causa de incêndios dentro de casa. Certifique-se de sempre ter um extintor de incêndio em sua cozinha e saiba como usá-lo, já que um incêndio pode se tornar incontrolável em apenas alguns segundos. É importante nunca tentar apagar o fogo com água.

Em vez disso, use bicarbonato de sódio ou tampe a panela para cortar o oxigênio. Sufocar o fogo removendo o ar é a melhor maneira de apagar a maior parte dos incêndios. Incêndios dentro de fornos são solucionados com um extintor e o fogo no microondas pode ser apagado apenas desligando o aparelho e mantendo a porta fechada.

Aprenda a manusear facas

É mais provável que uma faca cega escorregue e corte você do que uma faca afiada. Manter suas facas afiadas é uma das maneiras mais fáceis de mantê-las seguras. Uma solução simples é usar um afiador para mantê-las sempre perfeitas. Além disso, você deve escolher a faca apropriada para a tarefa em questão. Em outras palavras, usar um cortador de carne para cortar bananas não é a melhor ideia.

Use roupas seguras

Não use mangas compridas e largas na cozinha, já que elas podem pegar fogo facilmente e o resultado pode ser assustador. Opte por peças mais ajustadas ou sem mangas e evite usar qualquer coisa inflamável ou sintética. Quando superaquecidos, estes tecidos podem derreter na sua pele.

Cuidado com a panela de pressão

Ao cozinhar com uma panela de pressão, cheque constantemente a válvula para se certificar de que ele não esteja entupida. Uma válvula obstruída impede o vapor de sair e pode ocasionar uma explosão na cozinha. Algumas panelas contam com uma válvula extra caso a primeira não funcione.

Evite queimaduras

Ao cozinhar, certifique-se de que os pegadores das panelas estejam virados para dentro. Isso evitará que alguém esbarre neles e derrube comida quente. Sempre utilize luvas de forno ao manusear qualquer coisa no fogão ou no forno. Panos de prato não impedirão que o calor queime suas mãos e podem pegar fogo.

Lave sempre as mãos

Pode parecer óbvio, mas as pessoas esquecem desse passo básico e necessário. É importante lavar as mãos com água quente e sabão antes e depois de cozinhar. Tente usar toalhas de papel para secar as mãos depois, porque se um pano de prato tocar em alguma carne crua e logo tocar a sua mão pode transmitir bactérias.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.