Vendas financiadas de veículos crescem 15,3% em maio na comparação com o ano passado

Alta – registrada nas vendas a crédito de autos leves, motos e pesados – revela impacto da greve nacional de caminhoneiros, ocorrida em maio de 2018

0

As vendas financiadas de veículos em maio de 2019 somaram 519,1 mil unidades, entre novas e usadas, incluindo autos leves, motos e pesados. Esse número representa um aumento de 15,3% em relação a maio de 2018 e engloba veículos novos e usados em todo o País. Desse total, 199,1 mil representam veículos novos – 18,7% a mais do que em maio do ano passado – e 320 mil, de usados, alta de 13,2% na mesma base de comparação. A alta tem relação com maio de 2018, quando a paralisação dos caminhoneiros impactou negativamente o volume de financiamentos de veículos no período, o que resultou em uma base de comparação menor.

Considerando apenas autos leves, os financiamentos de usados cresceram 12,3% em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já os financiamentos de autos leves 0km acumularam alta de 13,6%, na mesma base de comparação.

Os números são da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. Para visualizar o relatório completo para os financiamentos de veículos em maio de 2019, clique aqui.