Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove curso para fiscais e gestores de contratos

A formação teve início nesta quarta-feira (12) e segue até sábado (15)

Fonte: Ascom Prefeitura/Francieli Cela

3 11

Com a proposta de dar maior transparência e eficiência ao serviço público, principalmente na área de gestão e fiscalização de contratos, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Administração, promove nesta semana uma capacitação para fiscais e gestores de contratos administrativos.

A supervisora do Departamento de Compras e Contratos, Károle Sontag, explica que o curso era um anseio da gestão do prefeito Luiz Binotti para melhor preparar os servidores que acompanham os contratos administrativos com os fornecedores. “O objetivo é que todos os servidores responsáveis pelos contratos possam de maneira eficaz acompanhar ao andamento dos contratos, sejam eles de aquisição de materiais ou execução de serviços. O curso vem para ajudar o servidor a conhecer a forma correta de realizar o serviço, para conhecer as normativas, atualizar conhecimentos e tirar dúvidas”.

A formação teve início nesta quarta-feira (12) e segue até sábado (15). Entre os assuntos que serão abordados estão logística, visão sobre o TCU sobre planejamento, contrato semipúblico, contrato privado, informações necessárias nos contratos, contrato verbal, direitos e obrigações, prazo de execução, ocorrências, penalidades, entre outros.

O palestrante Nilson Fernando Gomes Bezerra relatou a importância da formação. “Primeiramente Lucas do Rio Verde é um órgão prestador de serviços e servidores bem qualificados prestam melhores serviços. O maior patrimônio que a prefeitura pode ter é o seu servidor público, por isso é importante ele estar bem preparado. Atualmente, os maiores casos de desvios não acontecem na licitação, mas sim na execução dos contratos, então, um servidor que consegue gerir bem o contrato, consegue trazer um resultado positivo para o serviço público, permitindo que os serviços sejam executados com eficiência”.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a fiscal de contratos, Cristiane Tronco, a cada nova capacitação sobre o tema aprendemos alguma coisa. “Ser fiscal de contrato exige muita atenção, precisa estar atenta a cada detalhe, precisa acompanhar se cada detalhe do contrato está sendo cumprido, se está seguindo à risca aquilo que o contrato determina, e esse curso faz você prestar a atenção nessas coisas pequenas. Esse curso que a prefeitura ajuda a aumentar nosso conhecimento nessa área para que possamos fiscalizar ainda com mais eficiência”.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.