Famílias são retiradas de fazenda do ex-ministro Blairo Maggi em operação de reintegração de posse em MT

Líder do movimento cobrava valor de R$ 500 de cada família. Alimentos, móveis e até mesmo animais de estimação foram abandonados na hora da desocupação.

Fonte: Por Bruno Pinheiro, TV Centro América

desocupa
Foto: TV Centro América

Famílias que invadiram a fazenda do ex-ministro Blairo Maggi, no município de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá foram retiradas do local em uma operação nessa terça-feira (11). A polícia cumpriu um mandado de reintegração de posse na fazenda Morro Azul de forma pacífica.

Enquanto as famílias eram comunicadas da ordem de reintegração de posse, funcionários da fazenda demoliam os barracos.

A fazenda pertence ao Grupo Amaggi, ligada ao ex ministro da Agricultura Blairo Maggi. A polícia e oficiais de Justiça chegaram juntos logo. Mais de 48 famílias se instalaram em barracos. A ordem da operação era derrubar todos os barracos e desocupar a área.

Segundo as família, o líder do movimento é conhecido apenas como Jonas. Ele teria cobrado o valor de R$ 500 de cada família para entrar na área invadida.

[Continua depois da Publicidade]

Os moradores dizem que pagaram porque acreditavam que iriam ter o direito a 35 hectares de terra.

As famílias buscavam água para consumo em um rio a cerca de 4 km.

Alimentos, móveis e até mesmo animais de estimação foram abandonados na hora da desocupação.

O Grupo Amaggi confirmou por meio da assessoria que comprou a propriedade no ano passado e que em fevereiro deste ano a área foi invadida e por isso pediu a reintegração à justiça. A área é de reserva legal destinada à preservação permanente.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.