Ações de preservação do meio ambiente movimentaram o fim de semana em Lucas do Rio Verde

Em parceria com entidades e instituições, foram realizados plantio de mudas, soltura de alevinos e limpeza no Rio Verde

0

Neste fim de semana foram realizadas mais ações da Semana Municipal de Meio Ambiente. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e contou com o apoio de instituições parceiras.

No sábado (08), em parceria com a Associação Luverdense de Imprensa (ALI), Amigos do Rio Verde e Corpo de Bombeiros, foram realizados plantio de mudas, soltura de alevinos e limpeza no Rio Verde.

Durante a ação foram plantadas 100 mudas de árvores nativas e frutíferas como ipês rosa e amarelo, jambo do Pará, caju, gabiroba, goiaba, fruta do conde, entre outras. Também foram soltos no Rio Verde mais de 7 mil alevinos.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, com relação a anos anteriores, já foi possível verificar menos sujeira nesse trecho do rio, o que representa que as pessoas estão tendo mais consciência com relação às encostas.

“É uma ação simbólica, mas que tem o objetivo de chamar a atenção da população para que todos ajudem a cuidar do meio ambiente, o que a gente pede é que cada um faça sua parte, faça a limpeza do seu quintal, terrenos, ajude a eliminar criadouros de mosquitos e doenças, não fazer queimadas. É conscientizar as pessoas, mas também incentivar para que elas tenham ação, fazer o que é certo para termos uma cidade cada vez mais limpa e mais bonita”, ressaltou Albieri, destacando ainda sobre a fiscalização quanto à pesca nos rios, que deverá ser mais rígida.

Sargento Celso, do Corpo de Bombeiros, também reforçou sobre a importância da preservação. “O Bombeiros é bastante ligado à questão ambiental, seja com salvamento, busca e resgate nos rios, e também com a questão dos incêndios florestais, e ainda com animais silvestres, captura e devolução à fauna e flora. Vemos como muito importante esta ação de limpeza do rio, pois além de preservar o meio ambiente, nos auxilia num momento de busca subaquática”, comentou.

Um dos idealizadores da limpeza do Rio Verde, o empresário Valdecir Chagas destacou a parceria das instituições e o trabalho dos voluntários na realização da ação. “Estamos na 12ª edição do Amigos do Rio Verde e esperamos com este ato provocar uma grande reflexão sobre a necessidade da preservação dos rios, dos peixes, do cuidado com as margens do rio, coleta de lixo, etc. Agradecemos a participação e parceria de todos e o envolvimento nas ações de preservação do meio ambiente e conscientização”, pontuou.

Entre as atividades em celebração ao meio ambiente também estão previstas a 3ª Corrida Noturna do Meio Ambiente e a Ecorridinha, que acontecem no próximo sábado, dia 15 de junho, um concurso de fotografia (inscrições até 14 de junho), limpeza do Córrego Lucas e diversas ações com a parceria de entidades e instituições.