Em Lucas: bombeiros auxiliam no combate a incêndio em lavoura de milho

Ao menos 10 hectares de palhada de milho foram atingidos pelas chamas.

Fonte: Cenário MT/ João Ricardo

WhatsApp Image 2019 06 05 at 13.40.11

WhatsApp Image 2019 06 05 at 13.40.11

Equipes da 13ª Cia de Bombeiros Militar de Lucas do Rio Verde-MT atenderam a uma ocorrência de incêndio a uma lavoura de milho, no inicia da tarde dessa quarta-feira (05). A propriedade rural, onde aconteceu o incêndio, está localizada nas proximidades da praça de pedágio da MT/449.

Quando chegou ao local, os militares perceberam que o fogo já estava controlado, onde funcionários da fazenda utilizaram tratores e fizeram aceiros no intuito de evitar que as chamas se espalhassem para outras áreas da propriedade rural. Caminhões pipa também auxiliaram no combate.

“A guarnição atuou de maneira indireta, orientando os funcionários, fazendo uma avaliação do cenário e caso viesse a reativar o fogo, a gente já estaria no local”, comentou o soldado BM Alexandro.

[Continua depois da Publicidade]

O período de colheita do milho coincide com o período mais seco e quente do ano, aumentando a probabilidade de incêndios nas lavouras, tendo em vista que a palha seca do milho serve de combustível para o fogo. Qualquer faísca produzida pelo maquinário, durante os trabalhos no campo, pode gerara grandes incêndios.

“A gente sempre orienta nessa questão. Então é necessário que durante esse período têm que ter trator para fazer o aceiro, um caminhão pipa e caso ocorra um princípio de incêndio, o mesmo funcionário já vai fazer o primeiro combate e se for necessário, liga no 193 que a guarnição vai deslocar para o local”, finalizou o militar.

Cerca de 10 hectares com palhada de milho foram atingidos pelo fogo, que se espalhou rapidamente devido ao forte vento.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.