Mulher morre em Rondonópolis com suspeita de H1N1

Fonte: G1 MT

1 420
Foto: TV Centro América

Uma mulher, que não teve a identidade revelada, morreu na madrugada dessa quarta-feira (29) com suspeita de H1N1 na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, informou que foi notificada sobre um caso de óbito por suspeita de influenza na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, porém, esclarece que foi colhido material para exame e aguarda o resultado para possível confirmação.

Esse é o segundo caso em quatro dias.

Na segunda-feira (27) um idoso de 64 anos também morreu com suspeita de H1N1 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

[Continua depois da Publicidade]

Na ocasião, outros três adultos e uma criança estavam internados na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis com suspeita de H1N1 e mais cinco pessoas receberam alta médica, mas tiveram material coletado e aguardam os resultados dos exames para H1N1.

Os materiais coletados dos pacientes com suspeita de terem contraído o vírus H1N1 foram encaminhados ao Lacem de Mato Grosso em Cuiabá e a equipe da Vigilância Epidemiológica de Rondonópolis ainda aguarda os resultados, mas diante do quadro, alerta os grupos prioritários, que são definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para que tomem a vacina contra a gripe. A vacinação segue até o dia 31 de maio, data final da campanha nacional, nas unidades básicas de saúde.

A preocupação da equipe municipal de Imunização é com crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e professores, em que a cobertura vacinal está bem abaixo da meta. Para que o município atinja a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 90% das crianças da cidade, ainda seria preciso imunizar 17.696 delas. Apenas 68,73% do total receberam as vacinas. No caso dos professores, o índice também é baixo, apenas 69,64% estão imunizados.