Dia Mundial sem Tabaco alerta população sobre os perigos do cigarro

De acordo com a OMS, o tabagismo é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer de pulmão.

Fonte: CenárioMT

3 19

Em 31 de maio é comemorado O Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar à população sobre doenças e mortes que estão relacionadas ao tabagismo. Neste ano, a campanha tem como tema o “Tabaco e Saúde Pulmonar”.

Neste contexto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, mobiliza os municípios para que intensifiquem ações que alertem a população sobre os malefícios causados pelo tabaco.

“O objetivo das ações não está somente voltado ao tratamento, mas também à prevenção das doenças ligadas ao tabagismo. Nas reuniões que temos com os municípios, sempre é discutida a forma de divulgação do tratamento, mas não podemos esquecer que a prevenção também é muito importante” afirma a coordenadora da área de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, Sirley Lima.

O tratamento do tabagista é uma das ações desenvolvidas pelo Estado, sendo oferecido nas unidades de saúde. Todas as unidades estão aptas a oferecer o atendimento, desde que tenham profissionais capacitados.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, o Estado do Mato Grosso conta com 256 unidades, distribuídas entre 88 municípios, que oferecem o serviço de apoio e cessação ao tabagismo. Só neste ano, as unidades já atenderam 1.980 pessoas por meio do Programa de Controle do Tabagismo.

Informações extraídas do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, indicam que, nos últimos anos, a população mato-grossense vem apresentando redução percentual de adultos fumantes.

Câncer de pulmão

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão. A exposição ao fumo passivo também aumenta o risco da doença.

O câncer de pulmão ainda é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem considerar o câncer de pele não melanoma), sendo o mais frequente em todo o mundo desde 1985 – tanto em incidência, quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os novos casos de câncer são de pulmão. Em aproximadamente 85% dos casos diagnosticados, o tumor está associado ao consumo de derivados do tabaco.

Contudo, algumas medidas podem ser adotadas para fins de prevenção das doenças pulmonares:

– Parar de fumar ou não começar.
– Evitar respirar a fumaça do tabaco (tabagismo passivo).
– Evitar exposição à poluição e aos agentes químicos.
– Praticar exercícios físicos regularmente.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.