Levantamento do Governo aponta que 47% das escolas não aderiram à greve

Fonte: OLHAR DIRETO

1 400

O Governo do Estado realizou balanço das escolas que aderiram à greve deflagrada pelos servidores da secretaria da Educação nesta segunda-feira (27). De acordo com o levantamento, 322 das 767 unidades de ensino estão paralisadas.

Desde as primeiras horas desta manhã, a secretaria de Educação tem entrado em contato com a assessoria pedagógica de todas as escolas do Estado e concluiu que 42%, ou seja, menos da metade das unidades de ensino, pararam de funcionar.

Ainda de acordo com o levantamento, 360 escolas (47%) ainda estão funcionando normalmente, além de outras 15 que estão com o funcionamento parcial.

O Estado também contabilizou que 61 escolas ainda estão realizando assembleias e que não houve contato com seis unidades.

[Continua depois da Publicidade]

Na última semana, após assembleia, os professores da rede pública do Estado decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, por conta das ações do Governo em relação a Lei da Dobra do Poder da Compra e da Revisão Geral Anual (RGA).

A lei em questão, aprovada pelo ex-governador Silval Barbosa, em 2013, concede o direito do aumento de 7% anualmente na remuneração dos professores, além da RGA por dez anos.

Para o secretário de Fazenda, atender o pedido da categoria seria uma medida populista e irresponsável por parte do Governo, o que poderia causar enormes prejuízos a sociedade nos próximos meses e faria com que o governador Mauro Mendes (DEM) respondesse por improbidade administrativa.

“A lei não permite e se nós fizermos estaremos sendo populistas e vamos colocar toda sociedade em prejuízo. O servidor ia receber com atrasos, teríamos que demitir servidor e ainda assim teríamos que aumentar a carga tributária. Ninguém quer isso. É um problema de ordem legal e não podemos fazer, sob pena de o governador responder por improbidade administrativa” explicou.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.