Silagem de milho é alternativa de alimentação para o gado durante a seca em MT

Fonte: TV Centro América

1 375
Foto: TVCA/Reprodução

O período de seca exige que os criadores providenciem uma alimentação diferenciada para o gado. A silagem de milho, altamente nutritiva, é uma das principais opções.

Uma fazenda de gado no oeste do estado investe na fabricação da própria da silagem de milho para a alimentação dos animais.

A fazenda, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, já está preparada para alimentar o gado de corte durante o período de estiagem, quando a oferta de pasto diminui.

A propriedade passa a contar com o sistema de confinamento e faz a fabricação da própria silagem. O principal ingrediente é o milho, que ocupou uma área de 250 hectares da fazenda. Para fazer o corte do milharal é preciso prestar atenção no ponto da espiga.

[Continua depois da Publicidade]

Conforme Reginaldo Bonifácio de Oliveira, funcionário da fazenda, o plantio começa a ser feito em novembro.

“O milho aqui nós fazemos dois plantios por ano. Começamos a plantar em novembro e colhemos em janeiro e a gente vem medindo a matéria seca do milho, a umidade. Ele tem que estar no ponto de 33% a 37% de umidade”.

O próximo corte do milho está programado para alguns dias. A partir daí, a silagem é compactada em silos. Em cada um são armazenadas cerca de 2,5 toneladas da silagem.