Polícia cumpre mandados contra quadrilha especializada em furtos de caminhonetes de luxo

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

20190524

Duas ordens judiciais, sendo um mandado de prisão e um de busca e apreensão, foram cumpridos em uma operação integrada, deflagrada ontem, quinta-feira (23.05), pela Polícia Civil de Barra do Garças com apoio da Polícia Civil de Goiás. A ação realizada na cidade de Goiânia (GO) tem como alvo uma quadrilha especializada em furtos de caminhonetes de luxo que atua em Barra do Garças e região.

A operação deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Barra do Garças contou com a participação efetiva da Polícia Militar de Barra do Garças (ARI), a Polícia Rodoviária Federal, o Grupo de Operações de Dividas da Polícia Militar do Estado de Goiás (COD) e a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA/GO) que contribuíram com informações para identificação dos suspeitos

Os mandados, sendo um de prisão preventiva e um de busca e apreensão domiciliar, foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Barra do Garças. A quadrilha foi identificada por uma força-tarefa montada para investigar seis furtos de caminhonetes de luxo, modelo Toyota Hilux e SW4, ocorridos na cidade.

20190524 1

Os furtos ocorrerem entre os meses de janeiro a abril deste ano, trazendo um prejuízo financeiro que ultrapassa R$ 1 milhão. Segundo as investigações, os suspeitos identificados fazem parte de um grupo criminoso especializado em furto e desmanche de veículos, que não utilizavam armas ou ameaças para cometer os crimes.

[Continua depois da Publicidade]

Um dos identificados já havia sido preso, no ano de 2017, na operação 7º Mandamento, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos de Goiás (DERFRVA/GO), que apurou o furto de mais de 100 caminhonetes de luxo na região metropolitana de Goiânia (GO).

Segundo o delegado, Wilyney Santana Borges, que preside as investigações, a quadrilha agia na região de Barra do Garças há pelo menos 04 meses e vinha sendo monitorada pelo órgãos de Segurança durante a força tarefa montada.

20190524 2

 

O grupo criminoso age de modo diferente da maioria das quadrilhas, pois quando se fala de crimes de subtração de veículos já se imagina roubos a mão armada, contudo, este grupo tinha uma técnica muito peculiar para furtar as caminhonetes, sempre da marca Toyota, sem que fosse necessário utilizar as chaves codificadas”, disse o delegado.

De acordo com a apuração da Polícia Civil, os furtos ocorridos em Barra do Garças foram os primeiros crimes praticados com este modo de agir no Estado de Mato Grosso. A quadrilha ainda pode estar envolvida no furto de outras 06 caminhonetes da mesma marca ocorridos nas cidades de Primavera do Leste e Campo Verde. Após furtar os veículos, o grupo fazia o desmanche e em seguida, as peças eram revendidas em lojas de Goiânia.

As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes da quadrilha.