Mato Grosso sedia evento nacional que discute combate à fraude fiscal

O 15º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal (Enif) tem como objetivo discutir as maneiras como as organizações criminosas utilizam meios de tecnologia de informação e comunicação (TIC) para operacionalizar as fraudes fiscais estruturadas.

0

Nos dias 28, 29, 30 e 31 deste mês, representantes das unidades de Inteligência Fiscal dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal estarão reunidos para debater o combate às fraudes fiscais, no 15º Encontro Nacional de Inteligência Fiscal (Enif). Organizado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz), em parceria com o Sistema de Inteligência Fiscal (SIF), o evento será realizado no Hotel Deville Prime, em Cuiabá.

Sob a temática “O Combate às Fraudes Fiscais Estruturadas na Era da Informação”, o evento tem como objetivo discutir as maneiras como as organizações criminosas utilizam meios de tecnologia de informação e comunicação (TIC) para operacionalizar as fraudes fiscais estruturadas.


Continua depois da publicidade

Ao todo, 250 profissionais das áreas de inteligência, fiscalização, controle e persecução penal participarão do 15º Enif, que tem na programação palestras e painéis. Serão apresentados, ainda, casos de sucesso e as melhores práticas adotadas pelas Unidades de Inteligência Fiscal (UNIF), das Secretarias de Fazenda Estaduais e da Receita Federal do Brasil, que compõem o Sistema de Inteligência Fiscal (SIF).

 

-Continua depois da publicidade ©-

O primeiro dia do evento será aberto às instituições parceiras e convidados. Já os segundo, terceiro e quarto dias a programação será restrita aos integrantes do SIF nos Estados e aos membros da Coordenação Geral de Pesquisa e Investigação (COPEI) da Receita Federal do Brasil.

 

Entre os convidados para o 15º Enif estão representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Receita Federal do Brasil (RFB), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Secretaria de Segurança Pública (SESP).

 

O que é o ENIF?

O Enif é um evento anual, coordenado pelo Sistema de Inteligência Fiscal (SIF), composto pelas Unidades de Inteligência Fiscal das Secretarias de Fazenda Estaduais e da Receita Federal do Brasil. O objetivo é promover um encontro presencial para intercâmbio de conhecimentos sobre a atividade, com a realização de palestras, apresentações e compartilhamento de experiências e das melhores práticas desenvolvidas nos respectivos estados.

O encontro também busca capacitar os participantes em diversas áreas, envolvendo aspectos jurídicos e procedimentos fiscais pertinentes a matéria tributária, objetivando a racionalização e efetivação de resultados para as respectivas Administrações Tributárias, das quais fazem parte.





-Patrocinador-