Lucas: Educação realiza prestação de contas sobre a gestão na Escola Menino Deus

O encontro contou com a presença do prefeito Luiz Binotti, da secretária Cleusa De Marco e equipes da Secretaria de Educação e da escola

0
(Foto: Ascom Prefeitura/Daniel Tetilla)

O prefeito Luiz Binotti e a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde reuniram-se na tarde desta segunda-feira (20) com gestores e profissionais da Escola Municipal Menino Deus para apresentar o balanço administrativo, financeiro e pedagógico referente aos dois primeiros anos de gestão e meses iniciais de 2019.

Durante a reunião, a secretária Cleusa Marchezan De Marco apresentou dados referentes à gestão da Secretaria, à estrutura organizacional, financeira e administrativa da escola e exibiu gráficos específicos e gerais sobre a aplicação de recursos próprios ou provenientes de convênios com o Estado e a União em todas as 17 unidades da rede municipal de ensino.

O prefeito Luiz Binotti ressaltou a importância de manter uma gestão transparente e um diálogo democrático com as escolas, como forma de auxiliar também no planejamento do Executivo em relação às questões administrativas, financeiras e pedagógicas.

“Esse encontro é a oportunidade de apresentarmos para as escolas os projetos que a gestão tem para a educação e também é um momento para ouvirmos e discutirmos as demandas e necessidades de cada unidade de ensino. É sempre importante manter esse diálogo que tem como objetivo definir ações para melhorar cada vez mais o aprendizado das nossas crianças”, relatou Binotti.

Atualmente, com 71 profissionais – 57 professores e mais 14 nas áreas de apoio – e 1.009 alunos, a Menino Deus ocupa a quarta posição em número de matrículas, ficando atrás apenas da Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Olavo Bilac, todas com mais de mil estudantes. As demais 6.400 vagas, do total de 10.778, estão distribuídas entre os outros 13 estabelecimentos de ensino pertencentes ao município – três creches, cinco centros de educação infantil e mais cinco escolas de ensino fundamental.

De acordo com o gestor da Escola Menino Deus, João Edson, que atua há 10 anos na unidade, o encontro obteve bons resultados. “Este encontro foi um momento para a prefeitura apresentar os investimentos que está fazendo na educação e os resultados destes investimentos, além de ser uma oportunidade para o prefeito ouvir as necessidades da escola. O município e a nossa escola estão tendo um avanço significativo nos resultados, aqui, a escola e a comunidade trabalham juntas, e isso é diferencial no fortalecimento da aprendizagem, por isso, precisamos sempre mandar esse diálogo aberto”.

Na programação, a coordenadora da Assessoria Pedagógica, Hosana Caetano, e os assessores pedagógicos, Ione de Fátima Souza da Silva e Osmar Cícero da Silva, apresentaram dados gerais e específicos referentes à avaliação diagnóstica dos níveis de aprendizagem e graus de proficiência e ainda quadros comparativos relacionados ao desempenho na Prova Brasil com a finalidade de identificar os pontos fortes e críticos e corrigir distorções.

Nos últimos dias, também foram visitadas as escolas Eça de Queirós, Vinícius de Moraes, Caminho para o Futuro, São Cristóvão e na agenda desta semana estão as escolas Fredolino Vieira Barros e Olavo Bilac.